Empréstimo Empresas

Como MEI consegue empréstimo no BNDES ? Saiba tudo!

Conheça os prazos, garantias e como você microempreendedor individual pode conseguir empréstimo no BNDES.

Saiba como o microempreendedor consegue empréstimo no BNDES – As MEIs e pequenas empresas podem até ser consideradas uma das forças motrizes da nossa economia, mas muitos proprietários de micro e pequenas consideram o processo de empréstimo bancário muito complicado, burocrático e na maioria das vezes frustrante.

É notório que grande parte das empresas iniciantes e em crescimento encontram-se excluídas quando tentam obter empréstimos para empresas. Na teoria e na prática, deve ser difícil obter financiamento – vale até mencionar que os credores estão no negócio de ganhar dinheiro com juros, não por caridade ou filantropia.

Se você é proprietário de um micro ou pequena empresa e está querendo contratar um empréstimo comercial através de um banco ou optar por um empréstimo online alternativos para pequenas empresas, você precisa estar familiarizado com os requisitos de cada tipo de credor. Por isso mesmo que nesse artigo vamos falar de como MEI consegue empréstimo no BNDES sem burocracia.

Quem tem direito ao microcrédito

BNDES Microcrédito desde que suas atividades produtivas sejam de pequeno porte, ou seja, micro empreendimentos com receita anual bruta igual ou inferior a R$ 360 mil.
Como MEI consegue empréstimo no BNDES ? Saiba tudo!

Os recursos aprovados são destinados sempre para o financiamento de capital de giro e/ou de investimentos produtivos fixos, como exemplo: expansão local, compra de equipamentos e máquinas novas ou usadas, e compra de matéria prima, insumos e derivados.

Como o microempreendedor consegue apoio do BNDES

O apoio é realizado de forma indireta, em geral, é feito por meio do financiamento aos agentes operadores, que fazem o repasse dos recursos diretamente aos microempreendedores.

O montante liberado para o financiamento e também as taxa de juros aplicadas na operação são determinados pelo agente operador, conforme limites pré-estabelecidos e acordados. Como o BNDES não atua diretamente no apoio aos microempreendedores, os proponentes ao empréstimo devem ir até um dos agentes operadores do microcrédito mais próximos em sua cidade ou região, eles é quem analisarão a possibilidade de conceder o crédito e firmar as condições do empréstimo no BNDES para os MEIs.

Taxa de juros do microcrédito

A taxa de juros é negociada individualmente entre o agente operador e o proponente mutuário, por se tratar de micro empresa ou micro empreendedor, os juros não podem passar de 4% ao mês, isso considerando as inclusão de todos os encargos.

Taxa de Abertura de Crédito (TAC)

Assim como qualquer tipo de financiamento ou empréstimo pessoal ou comercial, há a incidência de taxa administrativa que poderá ser cobrada pelo agente operador no momento da abertura de crédito, neste caso, a aplicada é de 3% sobre o valor financiado mais IOF.

Valor financiado pelo BNDES

O valor financiado ao microempreendedor é de até 100% do valor financiado.

Prazos do empréstimo no BNDES

Os termos e prazos de financiamento do empréstimo no BNDES é negociado pelo cliente junto ao agente operador segundo as condições e políticas de crédito aplicáveis.

Garantias do empréstimo do BNDES

As garantias deveriam ser feitos pelo cliente diretamente com o agente operador, porém, não são exigidas garantias reais, já que a maioria das operações tem como garantia o aval solidário.

Para acesso a outras instituições, habilitadas pelo Ministério do Trabalho, para operar com outros programas de microcrédito, clique aqui. Procure o agente de sua preferência na lista a seguir e solicite seu crédito, de até R$ 20 mil.

Observações: Os credores vão querer saber como você planeja usar o dinheiro emprestado e vai querer saber também como você e sua empresa tem a capacidade de pagar.

Seu plano de negócios deve ser consistentes e projetadas para demonstrar claramente que sua empresa terá fluxo de caixa suficiente para cobrir despesas comerciais em andamento e para os novos pagamentos de empréstimos. Isso pode dar ao credor mais confiança em seus negócios, aumentando suas chances de aprovação de empréstimos.

Como MEI consegue empréstimo no BNDES ? Saiba tudo!
Média 532 votos

Escreva um comentário