Crédito Pessoal

Como abrir uma Empresa de Crédito ou Empréstimos ?

Como abrir uma Financeira? Como constituir uma Loja ou Empresa de crédito? Quais os procedimento ou alternativas?

Como abrir uma empresa de crédito ou empréstimo? Quando precisamos de dinheiro o primeiro passo é procurar uma empresa, escritório de empréstimos, uma financeira ou promotora de crédito, e as vezes me peguei perguntando, como abrir uma empresa de empréstimos igual uma financeira?

Atualmente, as empresas de empréstimo ou “financeiras” estão em alta no mercado financeiro, principalmente no mercado de empréstimo consignado. A procura por solicitação de crédito no país cresce a cada dia, com a liberação dos governos e a facilidade de emprestar dinheiro, diversas empresas estão entrando no mercado financeiro.

O que precisa para constituir uma empresa de crédito

Por outro lado, os bancos e instituições financeiras estão atrás de empresas que captem clientes para obtenção de seus cartões de créditos, serviços de crédito ou empréstimos. Os consumidores desses produtos, são compostos basicamente por aposentados, pensionistas, contratados pela CLT, funcionários públicos e empresários. Por isso, hoje em dia abrir uma empresa de empréstimos pode ser uma atividade para empreender com excelentes resultados quando se fala em lucros em dinheiro.

Para abrir uma empresa de empréstimo não é diferente de outro tipo de empresa comercial. A parte legal se dá nos mesmos parâmetros. Ter um contador que seja competente poderá ajudar na legalização da empresa em todas as suas fases. Normalmente dura cerca de dois meses para conseguir concluir o processo e os custos chegam próximos de R$ 2 mil.
Como abrir uma Empresa de Crédito ou Empréstimos
É preciso elaborar o Contrato Social de acordo com a legislação brasileira, poder ser constituída com um ou mais sócios-proprietários, feito isso basta solicitar o CNPJ na junta apropriada. Se for abrir um porta na rua, será necessário fazer o registro na prefeitura como correspondente bancário ou não bancário.

Para fornecer financiamentos e empréstimos na praça? O primeiro passo é saber qual o procedimento para abertura de uma empresa de financiamento e crédito pessoal, a partir daí vai dar ara começar toda  e qualquer empresa de crédito.

Emprestar dinheiro é um negócio lucrativo tanto para o banco quanto para o intermediador, mas para isso dependem de autorização prévia e expressa do Banco Central do Brasil, tanto para constituição da mesma como para o funcionamento. Se você quer ser um correspondente bancário e representar bancos ai o negócio muda de figura. Não precisa de autorização do BC.

As Sociedades de Crédito, Financiamento e Investimento, conhecidas popularmente como Financeiras, foram instituídas através da Portaria do Ministério da Fazenda número 309, de 30 de novembro de 1959.

As Financeiras são instituições privadas, seu objetivo principal e básico a realizar Ajuda Financeira, Financiamento, Empréstimos pessoal e Consignado em folha, Crédito Pessoal para pessoa física, Capital de giro para empresas, além de cartões de crédito etc., Sua missão é facilitar o acesso e aquisição de bens, serviços e produtos financeiros em geral.

Dicas para abrir uma financeira

Dica: Para quem quer abrir uma “financeira”, escritório de crédito, loja de empréstimo ou quer ser correspondente bancário representando instituições bancárias e financeiras para captação de interessados em linhas de crédito e empréstimos em geral, a solução mais viável do momento é adquirir uma franquia de financeira. As franquias de financeiras estão prontas, é só ter aptidão e dinheiro no bolso para comprá-las e começar a ganhar dinheiro.

Obs: As empresas de empréstimos (Financeiras) devem ser constituídas como empresa de sociedade anônima e na sua denominação social deve constar a expressão “Crédito, Financiamento e Investimento”. Tais entidades captam recursos por meio de aceite e colocação de Letras de Câmbio (Resolução CMN 45, de 1966) e Recibos de Depósitos Bancários (Resolução CMN 3454, de 2007).

Pela internet você pode encontrar diversas empresas que dão suporte para quem quer abrir uma empresa de crédito e empréstimos, faça uma seleção das que mais te interessaram e mande um cadastro.

Como abrir uma Empresa de Crédito ou Empréstimos ?
Média 4.5124 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

302 Comentários

  1. Gilmara januario vieira santos Responda

    Bom dia
    trabalho com consignado a 8 anos trabalho para uma financeira tenho um escritorio mais estou quase
    fechando porque nao estou vendo lucro para mim somente para financeira que trabalho
    sei que trabalha com consignado da pra ganha dinheiro mais preciso de uma oportunidade maior fecho grandes contrato mais não vejo resutado tenho um escritorio com 4 meninas mais mandei embora pois a financeira que trabalho demorava muito pra paga ninguem trabalha sem receber

  2. JOSEFA LADISLAU TATISTA Responda

    BOA TARDE
    gostaria se saber qual capital inicial para abrir uma pequena loja de emprestimo, para aposentados, pensionistas,servidor publico,emprestimo pessoal.

  3. Maria Betânia de Figueiredo Responda

    Boa tarde!!! Gostaria de trabalhar com crédito consignado para aposentados do INSS. Como faço para conseguir?? Já tenho o ponto comercial.

  4. Uma pergunta, em quais textos da lei se enquadra uma operadora de cartão, Ex.: visa, master, credishop? Qual a forma de abertura de uma empresa dessas? é necessário autorização do BC e capital mínimo em caixa?

  5. antonio roberto araujo Responda

    Boa noite eu queria ter parceria para emprestimo consignado eu arranjo varios cliente e levo pras financeiras todos eles previdenciario e não ganho nada eu preciso que mim ajude fico muito grato desde já Obrigado

  6. Maria De fatima Responda

    Gostaria de saber como fasso para trabalhar com Império para pessoa com suporte de alguns bancos

  7. Simone da Silva Responda

    Boa noite​.gostaria de trabalhar com crédito consignado.como faço para representar os bancos?

  8. Simone da Silva Responda

    Gostaria de trabalhar com consignado, como faço para representar os bancos?

  9. Simone da Silva Responda

    Gostaria de trabalhar com crédito vc consignado.como faço pra eu representar os bancos?

  10. Boa noite!!
    Gostaria de ser correspondente bancário. Qual a diferença de me associar ao BeviCRED ou diretamente aos Bancos(PAN, Bonsucesso, Dayoval enfim…))
    ???

  11. Francisca Rejane Responda

    Preciso abrir um escritório de empréstimo consignado o que é preciso

  12. Francisca Rejane Responda

    Quero abrir o meu próprio escritório de empréstimo por consignado cartões de crédito o que é preciso pra mim abrir o escritório

  13. Francisca Rejane Responda

    Quero abrir o meu próprio escritório de empréstimo por consignado cartões de crédito o que é preciso

  14. Francisca Rejane Responda

    Quero abrir o meu próprio escritório de empréstimo consignado cartão de crédito para todos os tipos de empréstimos

  15. SANY SOUZA DANTAS Responda

    Ola Carla
    Gostaria da sua ajuda para saber quais as melhores promotoras para ser parceiro
    gostaria q me passasse varias opçoes pois quero ter uma ampla opçao de produtos para os cliente
    Aguardo

  16. Diemes kennedy Responda

    bom dia , queria saber qual e o procedimento para abrir uma casa de empréstimo para pessoa física e jurídica, com menor burocracia e custo de taxa ,impostos ,encargo de funcionário etc,.

  17. Sou micro – empreendedora e gostaria de saber como faço pra fazer da minha loja , uma financeira, trabalhar com empréstimos.

  18. Diana Marcia Bacelar Degethoff Responda

    Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma pequena empresa de empréstimo consignado ou agente de crédito consignado, para aposentados e pensionistas do INSS, gostaria de ter acesso, se possível, a muitas informações que me orientem nesse empreendimento.
    É necessário abrir uma empresa? Qual a documentação necessária? OBS. Já sou aposentada , posso entrar nesse empreendimento? Aguardo respostas
    Att. Diana Degethoff

  19. Gilberto Antonio Durante Responda

    Gostaria de abrir uma financeira ou franquia propria saber os detalhes e como procedo

  20. Olá Carla
    Procuro alguém, ou financeira que faça crédito para regularizar dividas ao fisco
    Consegue me orientar?

  21. Roberta Nascimento Responda

    ajuda ou duvida
    Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma pequena empresa de empréstimo consignado ou agente de crédito consignado, para aposentados e pensionistas do INSS,estadual, militar e municipal gostaria de ter acesso, se possível, a cartilhas e guias ou informações que me orientem nesse empreendimento.
    É necessário abrir uma empresa, documentação necessária.
    desde já muito obrigada

    • Alguem responde essas perguntas?
      preciso saber por onde começo para abrir empresa de emprestimos , a quem procuro? obg.

  22. Minha pergunta é , qual o valor da franquia, para abrir empréstimo consignado para aposentados pensionistas, qual a franquia

  23. eliete de oliveira melo rodrigues Responda

    gostaria de mi afiliar a um orgao pois gostaria de emprestar meu proprio dinheiro a que orgao eu procuraria

    • Eliete, bancos tem essa opção, CDB, Tesouro Direto, Lci, Lca, etc. No cdb(Comprovante de Depósito Bancário) você empresta dinheiro pro banco emprestar para outras pessoas e recebe seu valor na data prevista com os juros acordados no momento da aquisção do serviço(Isso no cdb pré-fixado)
      Obs: Quanto mais nova a instituição financeira, maior os juros a serem devolvidos a quem emprestou.
      No site do tesouro há uma lista com as instituições financeiras.

    • Saiba que não precisa de se juntar a qualquer órgão para emprestar seu dinheiro, basta o fazer mediante escritura publica e declarar os juros recebidos no IRS.

  24. ajuda ou duvida
    Gostaria de saber o que é necessário para abrir uma pequena empresa de empréstimo consignado ou agente de crédito consignado, para aposentados e pensionistas do INSS, gostaria de ter acesso, se possível, a cartilhas e guias ou informações que me orientem nesse empreendimento.
    É necessário abrir uma empresa, documentação necessária.
    desde já muito obrigado.

  25. jose lopes do nascimento Responda

    gostaria se saber qual capital inicial para abrir uma pequena loja de emprestimo, para aposentados, pensionistas,servidor publico,emprestimo pessoal.

  26. antonio moreira Responda

    gostaria de saber como faço para abrir uma financeira… sou correspondente e gostaria de emprestar dinheiro com o meu proprio dinheiro para o cliente . que orgão tenho que procurar

  27. diogo luis dos santos Responda

    bom dia Carla Karluti!!!!!! Meu nome é Diogo, Sou de Pernambuco, Limoeiro!!!!!! Estou pretendendo abrir uma empresa de empréstimo pessoal! gostaria de saber qual é o valor que tenho que investir inicialmente?? É rentável? quem é que define as taxas de juros da empresa??

  28. Ola!
    gostaria de trabalhar como pastinha mas não sei como entrar no ramo sou de praia grande sp preciso trabalhar de casa por alguns motivos e gostaria de saber se é possivel?

  29. Olhando a sua resposta para o Leandro (15 / 07 / 15 às 1:46 pm), você usou um jargão que não entendi: pastinha. Gostaria de entender como funciona pastinha.

    Att.

    • Pastinha é o que sai na rua oferecendo os empréstimos porta a porta.

  30. Fabricio Bernardes Cadeo Responda

    Estou precisando de parceria no ramo de empréstimo consignado, tem como falar com essas pessoas se quiser fazer uma parceria estou a disposição.

    Grato

    Fabricio B.Cadeo

    • Já está trabalhando?já trabalho com isso a 08 anos e procuro parceiro e represento uns 15 bancos.

  31. Carla Karluti boa noite sou especialista em siape

    gostaria de saber se vc poderia me indeicar uma promotora aqui em sp onde eu posso ganhar muito dinheiro
    tenho um volume muito alto de cotrato pagos de siape porem minha comissao é muito pequena perto do volume

  32. Cibele sales Responda

    Boa tarde carla

    Trabalhei em uma impresa como vendedora de emprestimo, mas nao era consignado. Quero hj trabalhar pra mim mesmo com crédito consignado, quero saber se posso trabalhar com consignado sem ter escritório, e qual o caminh
    o pra começar.
    Tenho apenas a minha carteira de clientes.

    Desde de já agradeço.

  33. LudyMilla Cardoso Responda

    Boa noite, eu gostaria de saber o que preciso pra me qualificar para trabalhar nessa área e ser uma profissional mais competente. tenho 19 anos e estou trabalhando na área financeira desde meus 17 anos.
    Já trabalhei como correspondente bancaria mas não sabia que precisava de certificado, meu patrão nunca me informou. Gostaria de algumas dicas de que tipo de curso e que tipo de certificação preciso, para estar incluída nesse mercado de trabalho e quem sabe futuramente ter meu próprio negocio.

    Aguardo Retorno,
    Grata.

  34. milton souza ogliari Responda

    Boa tarde.

    Gostaria de saber como fazer para abrir uma empresa de crédito, junto ao banco central, pois o capital serra estrangeiro, se tem um escritório que possa desenvolver abertura da mesma aqui em porto alegre.
    muito obrigado.

    Fico em seu aguardo, atenciosamente.
    MILTON

  35. Bom dia
    Gostaria de saber detalhes e valores para abrir uma financeira própria ou franquia?
    Obrigada

Escreva um comentário