Conecte-se conosco

Cheque devolvido: como regularizar e evitar restrições

Cheque devolvido: como regularizar e evitar restrições

A experiência de ter o cheque devolvido é aquela que ninguém quer ter, mas que infelizmente acontece. São diversas as razões para que isso ocorra sendo a mais comum à falta de provisão de fundos na conta bancária, indo até a emissão ou apresentação indevida. Um cheque devolvido pode ocasionar muitos problemas e o pior deles é a negativação do seu nome nos bancos de crédito como o SERASA/SPC.

Como limpar seu nome por conta de cheque devolvido

Sendo assim, é necessário estar sempre atento para que isso não venha a ocorrer. Fazer anotações de suas contas a pagar, ou marcar vencimentos sempre para as mesmas datas para evitar o esquecimento são formas de prevenção. Em caso de o cheque ser devolvido mesmo assim e acabe negativando seu direito ao crédito, você pode seguir algumas dicas para limpar seu nome.

Embora sejam procedimentos simples de serem seguidos, ainda que possam ocasionar algum incômodo. Pensando nisso, preparamos esse post para que você consiga se organizar caso venha a passar por uma situação como essa. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto agora mesmo!

Busque maiores informações

Quando você receber a notificação acerca do cheque devolvido, entre imediatamente em contato com o banco e verifique o que aconteceu. Peça informações sobre as causas e também sobre os passos seguintes, ou o que você precisa fazer para regularizar sua situação.
Cheque devolvido: como regularizar e evitar restrições de crédito

Identifique o cheque

O próximo passo é saber para quem o cheque foi passado, o dia, a razão. Por isso é muito importante que você sempre anote no canhoto do talão de cheques essas informações evitando assim, maiores problemas.

Recupere o cheque

De posse das informações de quem recebeu o cheque, procure essa pessoa, faça o pagamento e recupere o cheque para que não corra o risco de ele ser reapresentado. A reapresentação do cheque pode fazer com que você tenha até mesmo a sua conta bancária bloqueada. Na impossibilidade de recuperar o cheque, faça um depósito em juízo.

Leve o cheque ao banco

De posse do cheque e dos comprovantes de pagamento, vá até o banco e confirme a regularização. Quanto mais rápido você for, mais cedo os procedimentos serão feitos para que seu nome possa sair dos bancos de restrição. A próxima etapa é de responsabilidade do banco, ou seja, ele tem até cinco dias úteis para enviar os documentos comprobatórios para o SERASA/SPC.

Casos extraordinários

Pode ser que por algum problema técnico o seu cheque seja devolvido mesmo que o pagamento tenha sido retirado de sua conta. Em casos como esse, basta você ir até o banco e apresentar o extrato com o comprovante da movimentação e logo a situação é regularizada.

Ter o nome negativado no mercado é uma experiência desagradável que deve ser evitada a todo custo. No entanto, caso não seja possível, basta seguir essas dicas que trouxemos para você e a situação pode ser facilmente contornada.

É importante ter sempre o costume de se organizar, de anotar os cheques expedidos e as contas feitas, assim as chances de você se surpreender negativamente podem diminuir consideravelmente.

Você gostou deste texto sobre cheque devolvido? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto.

Cheque devolvido: como regularizar e evitar restrições
Média 4.892 votos

Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Finanças

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir