Coletivo

Catarse Crowdfunding e Financiamento Coletivo – Comece seu projeto!

Você já conhece o Catarse a primeira e maior plataforma de financiamento coletivo ou crowdfunding do Brasil. Comece seu projeto!

Catarse crowdfunding e financiamento coletivo
O Catarse crowdfunding é uma plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos, que vão dos mais simples até os mais elaborados.” Muitas vezes, um sonho não consegue ser realizado por falta de recursos financeiros. O modelo de crowdfunding vem sendo cada vez mais difundido no Brasil e sua proposta é ajudar pessoas com os mais variados interesses como artes, tecnologia, jornalismo, moda e design, fotografia, esportes, eventos e questões socioambientais a tirarem seus projetos do papel.

Catarse crowdfunding

Ao contrário do que muitos imaginam, o crowdfunding não é uma concessão de crédito e sim um financiamento coletivo que funciona muito mais como uma doação do que como um empréstimo. Se você deseja iniciar uma campanha para arrecadar dinheiro a fim de transformar seu sonho em realidade, pode contar com plataformas como a Catarse.

A Catarse é uma plataforma de crowdfunding que facilita a vida de quem tirar seu projeto do papel. Os apoiadores do projeto fazem sua doação totalmente online, com segurança e sem burocracia, e quem solicitou o financiamento coletivo recebe o dinheiro em sua conta para poder, enfim, tirar do rascunho o que já poderia ter acontecido.

Como funciona a catarse crowdfunding?

O financiamento coletivo é um movimento totalmente colaborativo, através do qual pessoas especiais ajudam artistas, causas, empresas e ONGs nas quais acreditam, ajudando-os a tirar projetos bacanas do papel. A Catarse, através de um site intuitivo e seguro, permite que pessoas ajudem pessoas a darem início a um sonho. Os protagonistas dessa história são os realizadores (donos dos projetos) e os apoiadores (pessoas com vontade de ajudar que fazem suas doações).

Catarse crowdfunding e financiamento coletivo no Brasil
Faça um projeto no Catarse crowdfunding e consiga seu financiamento coletivo

Todo projeto publicado na Catarse tem uma página cheia de informações na qual o realizador pode contar a história do seu projeto, detalhando os motivos pelos quais ele quer realizar aquilo e podendo convencer seus futuros apoiadores a dividirem com ele um sonho. Ele também determina a meta (valor) para sua campanha e o prazo necessário para obter aquela quantia. Através dessa mesma página, os apoiadores podem se comunicar com o realizador, tirar dúvidas e fazer pagamentos.

Quais são os tipos de campanhas existentes na Catarse?

O realizador interessado em publicar um projeto na Catarse pode escolher entre dois tipos de campanha: “Tudo ou Nada” ou “Flex”. Veja, a seguir, como cada uma delas funciona.

Tudo ou Nada

Se escolher esse tipo de campanha, o realizador só receberá o dinheiro arrecadado se conseguir atingir a meta estabelecida ou, então, ultrapassá-la. Caso a meta não seja atingida, os apoiadores recebem de volta o dinheiro que já doaram.

Confira mais detalhes:

  • O prazo máximo para arrecadação é de 60 dias e, depois de definido, o prazo não pode mais ser alterado;
  • Não é preciso pagar nada para lançar uma campanha;
  • Se você atingir ou ultrapassar sua meta, você receberá o dinheiro arrecadado, deixando 13% desse valor para a Catarse – é o que eles chamam de taxa administrativa.

É uma boa ideia escolher esse tipo de campanha se você precisa de uma quantia exata de dinheiro para tirar seu projeto do papel.

Flex

Ao começar uma campanha Flex, o realizador poderá receber todo o dinheiro arrecadado mesmo se não atingir a meta estabelecida. Nesse caso, naturalmente, os apoiadores nunca recebem o dinheiro de volta.

Aproveite para conferir mais informações:

  • O prazo máximo para arrecadação é de 365 dias, ou seja, uma campanha Flex pode ficar no ar por até 1 ano na Catarse;
  • Não é preciso pagar nada para lançar uma campanha;
  • Ao receber o seu dinheiro, tendo atingido a meta ou não, a plataforma ficará com 13% do valor como taxa administrativa.

Esse é um bom tipo de campanha para você se, no caso do seu projeto, qualquer quantia arrecadada for bem-vinda.

Quais projetos podem ser publicados na Catarse?

Para publicar um projeto, o realizador deve seguir as diretrizes da campanha.

É preciso ser maior de 18 anos, ser brasileiro, possuir uma conta bancária e um endereço no Brasil, apresentar informações verdadeiras e bem definidas em sua proposta, detalhar seu orçamento, cumprir as promessas de execução definidas e manter-se disponível para comunicação com seus apoiadores.

No caso de ONGs, é necessário apresentar, além dos itens acima, razão social, CNPJ e comprovante de endereço de qualquer um dos sócios.

Projetos de escopo ilícito, que explorem terceiros sem seu consentimento, com temática sexual ou que façam apologia a qualquer tipo de crime não serão aprovados. Também é proibido pedir empréstimos na Catarse, oferecer recompensas em dinheiro para os apoiadores, fazer campanhas políticas ou revenda de produtos prontos e realizar sorteios não-regularizados.

Quais os tipos de projetos na Catarse podem ser feitos?

Se você quiser começar o seu negócio utilizando o crowdfunding, primeiro você precisa conhecer bem  a sua área que pode ser:

Arquitetura e Urbanismo, Artes, Ciência e Tecnologia, Cinema e Vídeo, Design e Moda, Educação, Esporte, Eventos, Fotografia, Gastronomia, Jogos, Jornalismo, Literatura, Música, Pessoais, Quadrinhos, Socioambiental, Teatro e Dança.

Depois aprender tudo sobre financiamento coletivo e a Catarse crowdfunding para fazer a coisa certa para ter êxito na arrecadação.

Contribuições, recompensas e reembolsos da Catarse

Contribuições

Para apoiar um projeto fazendo uma contribuição, basta acessar a página do mesmo, clicar em “Apoiar este projeto”, definir o valor do apoio e as demais informações e finalizar. É possível pagar com cartão de crédito ou boleto bancário.

Recompensas

Para retribuir os apoios ao seu projeto, os realizadores podem oferecer recompensas divididas em cotas de valores. Quanto maior o valor doado, mais interessante será a recompensa do apoiador. Como é proibido oferecer dinheiro como recompensa, o realizador deve pensar em algo que conecte as pessoas ao projeto e tenha valor afetivo.

Reembolsos

No modelo “Tudo ou Nada”, caso o projeto apoiado não atinja a meta definida pelo realizador, o apoiador pode receber 100% do valor doado.

Agora que você já sabe como funciona o site Catarse e sobre o crowdfunding que é um financiamento coletivo, esta esperando o que para começar aprenda como se planeja um financiamento coletivo de sucesso?

 

Catarse Crowdfunding e Financiamento Coletivo – Comece seu projeto!
Média 4.581 votos

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário