Cartão de Crédito

Cartão de Crédito – Problema ou Solução?

Cartão de crédito é o mocinho ou vilão? O cartão de crédito é uma ótima opção para fazer compras e pagar contas facilitar a vida financeira

Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que não tenha pelo menos um cartão de crédito na carteira, mas assim como você conhece muita gente que não sabe mais viver sem ele também já ouviu alguém dizer que cartão de crédito é sinônimo de dívidas e inadimplência, não ouviu? Qual a sua opinião sobre o cartão de crédito, é um problema ou solução nas finanças?
Cartão de Crédito Problema ou Solução

O uso do cartão de crédito faz parte do dia a dia da maioria das pessoas que substituíram de vez o dinheiro em papel pelo dinheiro de plástico. Seja na hora de fazer as compras no supermercado, no shopping ou para pagar a conta no restaurante, só dá ele. O fato de não precisar ficar contando dinheiro e nem carregando aquela infinidade de moedas faz toda a diferença.

Não há dúvidas de que quando bem utilizado o cartão de crédito traz muitos benefícios, você pode parcelar as suas compras no preço à vista e até participar de programas onde você acumula pontos ao usar o cartão e pode trocar por diversas coisas como eletrodomésticos, celulares e até viagens. Além disso, a segurança contra assaltos é maior, pois caso seu cartão seja roubado ou se extravie é possível bloqueá-lo.

Mas, se existem tantos benefícios em ter um cartão de crédito, porque algumas pessoas os veem como vilões na hora de controlar as finanças? A resposta está em como o cartão de crédito é utilizado, pois, da mesma forma que ele traz comodidade e segurança também pode trazer dívidas e uma baita dor de cabeça pra quem usa: limites estourados, cobranças e nome no SPC e no SERASA.

Algumas pessoas esquecem que o que você compra hoje com o cartão terá que ser quitado no próximo mês. Uma grande armadilha são os parcelamentos, uma parcela pequenina daqui, outra parcela baratinha de lá, e quando se juntam formam um valor que assusta de verdade quando a fatura chega.

A falta de planejamento financeiro resulta em perda de controle das finanças, e consequentemente em dívidas. Respeitar os limites de crédito e manter as faturas em dia é uma boa dica para quem quer ficar só com o lado bom de ter um cartão de crédito.

Outra dica é evitar ficar pagando só o valor mínimo da fatura, se você faz isso sua dívida irá logo dobrar de tamanho e aí fica cada vez mais difícil resolver a situação. Use o cartão com consciência, faça um controle das suas contas e fuja das dívidas.

Cartão de Crédito – Problema ou Solução?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

2 Comentários

  1. silvia odete ribeiro Responda

    sou a silvia odete ribeiro, quero receber este cartao, pois estou necessitando mto. tenho o brasilcard. e gostaria de ter este cartao.

Escreva um comentário