Cartão de Crédito não é Dinheiro Extra

Quando um consumidor usa o cartão de crédito, nada mais é do que tomar um empréstimo de dinheiro adiantado, por acaso é dinheiro extra?

Dinheiro extra com cartão de crédito??? Usar um cartão é a maneira mais sensacional de gastar dinheiro sem culpa, quem discordar manda um email… Interessante que quando bem utilizado é uma mão na roda. No mundo milhões de consumidores tem acesso a esse plástico mágico que faz produtos, roupas, jóias e até caros virarem seus.

Como funciona essa linha de crédito pessoal? Quando um consumidor faz uso do cartão de crédito, nada mais é do que tomar um empréstimo de dinheiro adiantado entendendo que a dívida deverá ser paga em uma data previamente determinada. Vale dizer que os cartões de crédito são uma fonte particularmente atraente de recursos financeiros, tanto para pessoas físicas, quanto para empresas, principalmente porque são aceitos pela maioria do comércio em geral como forma de recebimento e pagamento.

Uma outra vantagens esta na obtenção do cartão, tudo o que é necessário é preencher um formulário de uma página na internet, aguardar o processo de análise de crédito, pronto!, Hoje é possível conseguir cartões de crédito com limites à partir de R$ 400 até R$ 20 mil reais, mas há aqueles exclusivos que não possuem limites de gastos.

Para usar o cartão praticamente não há restrições de utilização, nesse quesito os cartões de crédito são extremamente flexíveis, o limite de crédito para gastos pode ser usado para comprar quase tudo, dá até para pagar a mensalidade da faculdade ou financiar aquela tão sonhada viagem ao exterior.cartao credito não é dinheiro extra

Quem tem o nome sujo também tem direito de conseguir seu cartão de crédito, no entanto, os limites são limitados, além disso possuírem diferenciais quanto ao cartões convencionais. Quem deseja um bom cartão, precisa levar em consideração alguns fatores, a renda é essencial, o rating de crédito e o histórico de crédito são extremamente importantes na hora da aprovação.

Mas, nem tudo cheira bem quando falamos de cartões de crédito, as taxas de juros são as maiores do sistema financeiro, poucos cartões possuem taxas abaixo dos 10%, na verdade, a grande maioria das administradoras cobram entre 13% e 18% ao mês, salvo algumas exceções.

No cartão, o consumidor ao contrário de outras linhas de crédito, tem muito ais chances de acumular dívidas: primeiro porque a maioria das pessoas o usa como segunda renda. Segundo porque a facilidade de protelar os gastos pagando no rotativo e fácil demais. Terceiro porque os cartões são amplamente aceitos como moeda corrente e psicologicamente mais fácil de gastar do que o dinheiro vivo.

Agora que esta lendo este artigo deixe de fazer do cartão de crédito o seu dinheiro extra, pois não é, nem tão pouco uma segunda renda. Se você esta encrencado, ou rumando para isso, o melhor é assumir o controle agora mesmo antes que seja tarde.

4 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !