Conecte-se conosco

O que é capital de giro para empresas. Guia para financiamentos

O que é capital de giro para empresas. Guia para financiamentos

O que é capital de giro para empresas: confira nosso guia para financiamento de pequenas empresas. Como diz o ditado, você tem que gastar dinheiro para ganhar mais dinheiro. Ao iniciar ou escalar um negócio, você precisará investir em muitos ativos, como novos produtos, estoque, estrutura, novos funcionários, antes de começar a ter lucro de verdade.

Mas, antes de começar a colocar dinheiro em maquinários, equipamentos, suprimentos eletrônicos e/ou outras compras necessárias, é fundamental entender sua situação financeira atual. Saber o quanto de dinheiro tem disponível no caixa e como as operações do seu negócio afetará seus recursos no futuro, poderá ajudar na tomada de decisões inteligentes sobre como investir o dinheiro ou se precisará pegar um financiamento de capital de giro para empresas no seu banco em fazer isso com empréstimos alternativos para negócios.

O que é capital de giro para empresas?

Capital de giro significa capital de trabalho, ou seja, é o dinheiro necessário para financiar e dar continuidade a todas as operações da empresa, como financiar clientes (nas vendas a prazo), fundos para manter estoques e recursos financeiros para pagamento dos fornecedores como pagar compras de matéria-prima ou mercadorias de revenda, pagamento de impostos, pagar folha de pagamento (salários) e outros custos e despesas operacionais.

Os ativos incluem todo dinheiro em conta bancária ou tudo que a empresa tem que pode ser trocado por dinheiro com vendas ou com dinheiro a juros empréstimos de empresas de crédito, bancos ou financeiras.O que é capital de giro para empresas: um guia para financiamentos
Os passivos correntes são exatamente o contrário. São todas as suas despesas que são devidas. Aluguel, contas a pagar, empréstimos comerciais e qualquer outra dívida que você está programado para pagar nos próximos 12 meses está incluído no passivo.

O que é um ciclo operacional?

Conhecer seu capital de giro é necessário para começar a entender o sistema financeiro de sua empresa. No entanto, dificilmente se pinta um quadro com imagem completa. Por exemplo, se você precisar fazer uma compra na próxima semana, saber o quanto seu estoque vale para o próximo mês ou ano não é nada útil.

Para uma imagem mais precisa de quanto dinheiro você precisa para trabalhar, você precisa entender o seu ciclo operacional, um empreendedor, empresário ou dono de pequena empresa, analisa todas as contas a receber, o inventário e as contas a pagar.

Em um mundo ideal, uma empresa pode fazer todos os pagamentos necessários usando dinheiro trazido do estoque e contas a receber. Mas, muitas vezes, alguns fatores não se alinham perfeitamente, e o dinheiro que uma empresa receberia pode não estar disponível para efetuar outros pagamentos e faturas. Nesses casos, é necessária conseguir uma reserva de dinheiro para fazer pagamentos. A antecipação de recebíveis é uma das soluções.

Como ser aprovado em um empréstimo para capital de giro?

Uma boa regra para manter um negócio saudável é ter capital de giro duas vezes maior em seus ativos atuais do que seu passivo atual. No entanto, quando a empresa sofre uma mudança na estrutura do negócio, como quando está se expandindo, esse índice é um desafio a ser alcançado.

Muitos donos de empresas, em algum momento ou outro, apelarão o empréstimo de capital de giro para empresas. Quando mais dinheiro for necessário para iniciar um novo negócio ou fazer crescer uma empresa melhor.

De posse do dinheiro do capital de giro para empresas, alguns comerciantes e empresários usam esse dinheiro para fazer grandes compras de matéria prima, novos equipamentos ou ampliar o espaço de trabalho ou melhorar a infraestrutura tecnológica da empresa.

Outros usam os recursos para pagar despesas e serviços enquanto estão ampliando suas operações com ações de marketing, estoque ou pagamentos de contas.

Empréstimo para aumentar capital de giro para empresas

Obter um empréstimo para aumentar os fundos de capital de giro é uma boa maneira de manter seu negócio saudável e não é difícil de conseguir. Se você puder demonstrar que sua empresa está em boas condições e estável, ou que seus planos de expansão provavelmente serão distribuídos, você possivelmente se qualifica para um empréstimo coletivo ou alternativo.

Para cada credor você terá diferentes requisitos para obter financiamentos para sua empresa. Essas regras são criadas para proteger as instituições financeiras de tomadores de crédito cujos planos não funcionam como devem. Algumas qualidades para ter quando você se inscrever para um empréstimo de capital de giro para empresas incluem:

Ter experiência no seu negócio

Devo dizer que os credores geralmente não gostam de conceder empréstimos a empresas que são novas nos negócios ou no comércio. Se você estiver no mercado há pelo menos um ano, beleza, nesse caso você pode mostrar ao credor que sabe o que está fazendo e vai trabalhar duro para proteger seu investimento.

Ter extratos bancários que comprovam movimentações

Não diga apenas ao credor que você é bem-sucedido. Mostre seus extratos bancários com suas últimas movimentações. Os credores gostam de ver provas indiscutíveis de que você sabe como gerenciar as finanças da sua empresa e que você é inteligente ao usar seu dinheiro.

Os extratos bancários demonstrarão o que eles precisam saber a respeito da saúde financeira da sua empresa. Mostre pelo menos três meses de seus extratos bancários mais recentes para não ficar dúvidas.

Ter capacidade de gerar receita com vendas

O que faz um negócio saudável? A capacidade de gerar receita com seus produtos ou serviços. Suas vendas brutas anuais demonstram isso melhor do que qualquer outra medida. Mostre ao seu credor quais foram suas vendas brutas mês a mês. Eles não precisam ser enormes, mas demonstrar que você sabe como ganhar dinheiro fará seu credor mais confiante em investir em sua operação. Experimente conhecer e saber como funciona o empréstimo Peer to Peer para empresas.

Todas essa dicas farão você entender melhor como funciona o capital de giro para empresas e como se sair bem ao solicitar a um credor aqui no Brasil.

O que é capital de giro para empresas. Guia para financiamentos
Média 526 votos

Continue Lendo
Patrocinadores
Clique para comentar

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais em Empréstimo Empresas

Cartão de crédito sem consulta restrição ou nome sujo
empréstimo até 90 mil
crefisa empréstimo para negativado
Subir