Administração & Finanças

Cadastro Positivo: Crédito e Financiamento com facilidade

A regulamentação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, e a sua vida

Cadastro Positivo! O que é o Cadastro Positivo? Como ele vai ajudar o consumidor de crédito no Brasil? O juros irão abaixar por causa do Cadastro Positivo? O Cadastro de bom pagador foi regulamentado, será que ele será mesmo Positivo”. Desde o início das negociações para lançar uma  central com cadastro de bons pagadores, a mais de uma ano, finalmente o “Cadastro Positivo” esta aprovada no Congresso e sancionado pela nossa presidenta Dilma Rousseff, a regulamentação foi concluída dia 18 deste mês.

Mas…, o funcionamento dessa central com informações sobre nosso histórico de pagamento será realmente benéfica para nós consumidores? Sentiremos mesmo os efeitos da redução dos juros para os bons pagadores? O Cadastro positivo será bem gerenciado e a regulamentação das normas será efetiva? Devo me preocupar com minhas informações e dados financeiros mais precisos nas mãos de ???? estará segura? As informações não vão ser negociadas e usadas por terceiros e quartos? Minhas possibilidades de negociar juros menores vai melhorar? Eu não sei dizer, assim com você, vou aguardar para ter todas essas e mais respostas.

“A criação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo vai facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, que terão mais uma ferramenta para analisar seu futuro cliente antes de conceder crédito ou liberar serviços”.

Vale dizer que em outros países mais desenvolvidos, não que o nosso não seja, esse tipo de cadastro de bom pagador existe a décadas, inclusive serve de score para barganhar juros mais baixos e condições mais acessíveis.

Tenho percebido que o Governo Federal esta querendo mesmo puxar os juros para baixo, com esse tipo Cadastro Positivo a tendência da redução do “spread” é quase certa (Spread – diferença entre o que o banco paga para captar dinheiro no mercado e o que cobra do cliente), em países com serviço semelhante, o spred bancário pode até ser negociado com o credor.

Só não podemos esquecer que atualmente as instituições bancárias e financeiras já possuem acesso ao histórico dos pagamentos e outros instrumentos que permitem a verificação do perfil de endividamento dos seus clientes bancarizados através do SCR – Sistema de Informação de Crédito do Banco Central, esse sistema relaciona todas as dívidas do sistema financeiro acima de R$ 1.000.

O Cadastro Positivo trará uma nova mensuração para os bancos e comércio em geral, com ele os credores terão acesso a informações se você paga em dia ou não outros tipos de obrigações financeiras como a conta água, luz, telefone fixo e celular, empréstimos e financiamentos fora da rede bancária, pagamento de serviços como o da TV a cabo, escola das crianças, condomínio e muitos outros, ou seja, sua vida financeira completa, sem falar nas diversas informações que atualmente são protegidas por sigilo bancário, tudo sem maquiagem.

Confira abaixo o “infográfico de como funciona o Cadastro Positivo para clientes e consumidores” elaborado pela Editoria de arte/Folhapress para o site da Folha Online: www.folha.uol.com.br
infográfico cadastro positivo

O bom do Cadastro Positivo é que você, consumidor, cliente, cidadão brasileiro pode escolher se participa ou não, você tem que autorizar o uso dos seus dados, se autorizar, somente as empresas que você manter relação de consumo poderá acessar suas informações.

Cadastro Positivo: Crédito e Financiamento com facilidade
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

29 Comentários

  1. elilma de jesus Responda

    Gostaria de fazer um cartão de crédito será que vcs podem mim ajuda

  2. Previso de 1.500 para quitar minhas dividas mas tenho restrisao no nome o que faço

  3. Maria do socorro Bezerra leite Responda

    Eu gostaria de tem um cartão de crédito pra me limpa meu nome cm eu faso preciso de 2000 pra

  4. maria do socorro do nascimento Responda

    Preciso de um empréstimo de 5 mil reais será que eu vou conseguir?

  5. Preciso de um empréstimo de 5 mil reais e sei que não vou conseguir pagar, qual o melhor banco para dar o calote.

  6. Digite aqui o seu nome Responda

    sou professora e preciso de 5000 mil urgente para pagar uma divida tem como me ajudar?

  7. pedro nolasco martins neto Responda

    Perguntar. Não tenho o nome sujo mais não consigo fazer um cartão de credito vcs sabem de alguma fananceira que eu possa conseguir.

  8. nison severo de sousa Responda

    preciso de 10.000.00, para que eu sair do vermelho. como cliente do bradesco a 12 anos,pesso que o bradesco contribua com aminha situaçao.munto obrigado.

  9. eliene botelho monteiro Responda

    Como posso fazer um emprestimo pessoal tenho vontade de abri meu negocio, tenho cnpj

  10. Recebo Amparo Social do INSS, tem alguma financeira que aceita este benificio pra eu fazer um emrestimo urgente

  11. Anderson Henrique Responda

    Tive alguns problemas financeiros, e não consegui arcar com os meus deveres em alguns bancos, totalizando um debito de aproximadamente R$ 20,000,00. Sempre tive muito credito, mais estou com esses débitos aproximadamente 1 ano. Agora, vou ter um dinheiro que estava enrolado na justiça, e quero usa-lo pagando tudo… Minhas Contas correntes oferecem aceitar o cadastro positivo. Devo fazer o cadastro antes ou depois da quitação da divida?

    Isso vai me ajudar no futuro a recuperar meu nome?

  12. elaine lopes da silva Responda

    eu quero cinco mil como faço para conseguir essa contia sou autonoma trabalho com costura na minha residencia

  13. Antonio Vaz Gomes Responda

    num crédito que eu tinha junto ao Banco Cacique, com cheques pre-datados, paguei todos, mais os 2 ultimos foram devolvidos, e depois em contato com o Banco, paguei-os através de boleto, quando fui avisado que me seriam remetidos os tais cheques. Mas não foram remetidos, ou eu os perdi.

    Preciso que me enviem algum documento declarando que eu não devo mais nada para que eu possa tirar meu nome do SERASA.

    Agradeço a providência que for tomada ou a orientação do que devo fazer. Moro no Rio de Janeiro.

    Obrigado.

  14. cleomir antonio da silva Responda

    presizo urgente pegar um emprestimo de 5.000 para quitar dividas antes que meu nome va para o spc ou seraza
    como eu faço pra contratar isso?

  15. ricardo cabral dos santos Responda

    Preciso de um emprestimo de 5 mil para agora como consigo

  16. francinete bezerra de souza Responda

    emprestimo gostaria de fazer um emprestimo de 2.000.00

  17. rodrigo brun Responda

    gostaria de um emprestimo no valor de 60000 nao tenho como pagar taxas e nem arrumar avalista

  18. ana melvania borochok Responda

    gostaria de fazer um emprestimo,mais estou com o nome sujo,o valor é de3.000.00,será que consigo esse emprestimo mesmo com o nome sujo?

  19. sonia regina Responda

    tenho o mome negativo, mas gostaria de um empréstimo nao muito alto, no valor de dez mil como que eu faço para obter este empréstimo para quitar minhas dividas se estou com o nome negativo, e aonde encontrar lugar para fazer o emprestimo, .

  20. adelmo lemos do espírito santo Responda

    por favor preciso quitar algumas dívidas que vem me pertubando tenho o meu nome limpo e não quero deixar sujar

  21. carlinho barbosa da silva. Responda

    carlinho preciso de1000 tem problemas com banco dividas atrasada tem chance.

  22. preciso de $5.000 reais para paga minha divida toda de uma veis mais estou com restriçao no nome por isso preciso faz um emprestimo rapido voces pode me ajuda?

  23. maria cristina dos santos Responda

    preciso fazer um emprestimo no valor de 3.000 reais para pagar minha contas e passar o natal com meus filhos

  24. Marcio Luiz Rios Responda

    Existe alguma empresa que faça emprestimo pessoal a longo prazo, sem pagamento antecipado ou todas que existem são fraudulentas? Estou precisando de um emprestímo e os juros de bancos são muito altos. Vc pode me ajudarw
    Aguardo resposta pelo meu email.

  25. preciso de 2000 RS para quitar dividas tenho restriçao no nome como devo prosseguir

Escreva um comentário