Cadastro Positivo: Crédito e Financiamento com facilidade

A regulamentação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, e a sua vida

Cadastro Positivo! O que é o Cadastro Positivo? Como ele vai ajudar o consumidor de crédito no Brasil? O juros irão abaixar por causa do Cadastro Positivo? O Cadastro de bom pagador foi regulamentado, será que ele será mesmo Positivo”. Desde o início das negociações para lançar uma  central com cadastro de bons pagadores, a mais de uma ano, finalmente o “Cadastro Positivo” esta aprovada no Congresso e sancionado pela nossa presidenta Dilma Rousseff, a regulamentação foi concluída dia 18 deste mês.

Mas…, o funcionamento dessa central com informações sobre nosso histórico de pagamento será realmente benéfica para nós consumidores? Sentiremos mesmo os efeitos da redução dos juros para os bons pagadores? O Cadastro positivo será bem gerenciado e a regulamentação das normas será efetiva? Devo me preocupar com minhas informações e dados financeiros mais precisos nas mãos de ???? estará segura? As informações não vão ser negociadas e usadas por terceiros e quartos? Minhas possibilidades de negociar juros menores vai melhorar? Eu não sei dizer, assim com você, vou aguardar para ter todas essas e mais respostas.

“A criação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo vai facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, que terão mais uma ferramenta para analisar seu futuro cliente antes de conceder crédito ou liberar serviços”.

Vale dizer que em outros países mais desenvolvidos, não que o nosso não seja, esse tipo de cadastro de bom pagador existe a décadas, inclusive serve de score para barganhar juros mais baixos e condições mais acessíveis.

Tenho percebido que o Governo Federal esta querendo mesmo puxar os juros para baixo, com esse tipo Cadastro Positivo a tendência da redução do “spread” é quase certa (Spread – diferença entre o que o banco paga para captar dinheiro no mercado e o que cobra do cliente), em países com serviço semelhante, o spred bancário pode até ser negociado com o credor.

Só não podemos esquecer que atualmente as instituições bancárias e financeiras já possuem acesso ao histórico dos pagamentos e outros instrumentos que permitem a verificação do perfil de endividamento dos seus clientes bancarizados através do SCR – Sistema de Informação de Crédito do Banco Central, esse sistema relaciona todas as dívidas do sistema financeiro acima de R$ 1.000.

O Cadastro Positivo trará uma nova mensuração para os bancos e comércio em geral, com ele os credores terão acesso a informações se você paga em dia ou não outros tipos de obrigações financeiras como a conta água, luz, telefone fixo e celular, empréstimos e financiamentos fora da rede bancária, pagamento de serviços como o da TV a cabo, escola das crianças, condomínio e muitos outros, ou seja, sua vida financeira completa, sem falar nas diversas informações que atualmente são protegidas por sigilo bancário, tudo sem maquiagem.

Confira abaixo o “infográfico de como funciona o Cadastro Positivo para clientes e consumidores” elaborado pela Editoria de arte/Folhapress para o site da Folha Online: www.folha.uol.com.br
infográfico cadastro positivo

O bom do Cadastro Positivo é que você, consumidor, cliente, cidadão brasileiro pode escolher se participa ou não, você tem que autorizar o uso dos seus dados, se autorizar, somente as empresas que você manter relação de consumo poderá acessar suas informações.

29 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !