Administração & Finanças

Cadastro Positivo: Crédito e Financiamento com facilidade

A regulamentação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, e a sua vida

Cadastro Positivo! O que é o Cadastro Positivo? Como ele vai ajudar o consumidor de crédito no Brasil? O juros irão abaixar por causa do Cadastro Positivo? O Cadastro de bom pagador foi regulamentado, será que ele será mesmo Positivo”. Desde o início das negociações para lançar uma  central com cadastro de bons pagadores, a mais de uma ano, finalmente o “Cadastro Positivo” esta aprovada no Congresso e sancionado pela nossa presidenta Dilma Rousseff, a regulamentação foi concluída dia 18 deste mês.

Mas…, o funcionamento dessa central com informações sobre nosso histórico de pagamento será realmente benéfica para nós consumidores? Sentiremos mesmo os efeitos da redução dos juros para os bons pagadores? O Cadastro positivo será bem gerenciado e a regulamentação das normas será efetiva? Devo me preocupar com minhas informações e dados financeiros mais precisos nas mãos de ???? estará segura? As informações não vão ser negociadas e usadas por terceiros e quartos? Minhas possibilidades de negociar juros menores vai melhorar? Eu não sei dizer, assim com você, vou aguardar para ter todas essas e mais respostas.

“A criação do Cadastro Positivo deverá a médio prazo vai facilitar as operações de crédito das instituições e lojas do comércio, que terão mais uma ferramenta para analisar seu futuro cliente antes de conceder crédito ou liberar serviços”.

Vale dizer que em outros países mais desenvolvidos, não que o nosso não seja, esse tipo de cadastro de bom pagador existe a décadas, inclusive serve de score para barganhar juros mais baixos e condições mais acessíveis.

Tenho percebido que o Governo Federal esta querendo mesmo puxar os juros para baixo, com esse tipo Cadastro Positivo a tendência da redução do “spread” é quase certa (Spread – diferença entre o que o banco paga para captar dinheiro no mercado e o que cobra do cliente), em países com serviço semelhante, o spred bancário pode até ser negociado com o credor.

Só não podemos esquecer que atualmente as instituições bancárias e financeiras já possuem acesso ao histórico dos pagamentos e outros instrumentos que permitem a verificação do perfil de endividamento dos seus clientes bancarizados através do SCR – Sistema de Informação de Crédito do Banco Central, esse sistema relaciona todas as dívidas do sistema financeiro acima de R$ 1.000.

O Cadastro Positivo trará uma nova mensuração para os bancos e comércio em geral, com ele os credores terão acesso a informações se você paga em dia ou não outros tipos de obrigações financeiras como a conta água, luz, telefone fixo e celular, empréstimos e financiamentos fora da rede bancária, pagamento de serviços como o da TV a cabo, escola das crianças, condomínio e muitos outros, ou seja, sua vida financeira completa, sem falar nas diversas informações que atualmente são protegidas por sigilo bancário, tudo sem maquiagem.

Confira abaixo o “infográfico de como funciona o Cadastro Positivo para clientes e consumidores” elaborado pela Editoria de arte/Folhapress para o site da Folha Online: www.folha.uol.com.br
infográfico cadastro positivo

O bom do Cadastro Positivo é que você, consumidor, cliente, cidadão brasileiro pode escolher se participa ou não, você tem que autorizar o uso dos seus dados, se autorizar, somente as empresas que você manter relação de consumo poderá acessar suas informações.

Cadastro Positivo: Crédito e Financiamento com facilidade
Média 511 votos

29 Comentários

  1. elilma de jesus Responda

    Gostaria de fazer um cartão de crédito será que vcs podem mim ajuda

  2. Paula Silva Responda

    Previso de 1.500 para quitar minhas dividas mas tenho restrisao no nome o que faço

Escreva um comentário