Bancos e Instituições Financeiras

Caixa economica federalEntre os bancos e instituições financeiras mais conhecidos, a Caixa Econômica Federal (CEF), também conhecida como Caixa Econômica ou apenas Caixa é uma instituição financeira, sob a forma de empresa pública do governo federal brasileiro, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília (DF) e com filiais em todo o território nacional. É um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.

Hoje em dia, é o maior banco público da América Latina, focado também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo seu lado social, uma vez que é centralizadora de operações como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e Habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). É agente pagador também do Bolsa Família, programa de complementação de renda do Governo Federal e do Seguro-desemprego.

A Caixa é responsável pelas operações dos jogos lotéricos no Brasil desde 1961, através da divisão de loterias. São 10 modalidades de jogos: Loteca, Mega-Sena, Lotofácil, Loteria Federal, Lotogol, Lotomania, Quina, Loteria Instantânea, Dupla Sena e a Timemania.
Site da Caixa: www.caixa.gov.br

Banco do BrasilBanco do Brasil S.A. (BB) é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações. Juntamente com a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

O Banco participa de empresas controladas e coligadas, em diversos ramos como:
Companhia de Seguros Aliança do Brasil – Brasilsaúde (seguros de saúde) – Brasilveículos (seguros de veículos) – Brasilprev (previdência aberta) – BB Previdência (previdência fechada) – Brasilcap (capitalização) – Cobra Tecnologia – BB Cartões – BB Turismo
BB DTVM – Banco Votorantim – BV Financeira – Banco Patagonia – De forma a aumentar sua presença no mercado de crédito, o BB ampliou sua atuação por meio de novos produtos e serviços, tais como a criação da BB Consórcios e do Banco Popular do Brasil (BPB).
Site do Banco do Brasil: www.bb.com.br

Banco Itau Unibanco

O Banco Itaú Holding Financeira S.A. foi uma instituição financeiro brasileira que controlava, entre outros, o Banco Itaú S.A., então maior banco privado do Brasil. O Banco Itaú Holding Financeira S.A. propriamente dito surgiu em 24 de março de 2003, como resultado de uma reorganização societária do Banco Itaú, surgido em 1945.

Além do Banco Itaú (Itaú Agências, para pessoas físicas), controlava também o Itaú Personnalité (pessoas físicas de alta renda), Itaú Private Bank (pessoas físicas de alto patrimônio), Itaú BBA (empresas de grande porte) e Taií (financeira). O Banco Itaú Holding Financeira S.A., por sua vez, era controlado por uma holding maior, a Itaúsa – Investimentos Itaú.

Banco Itaú S.A. é um banco brasileiro sediado em São Paulo, é o braço do Itaú Unibanco Holding S.A. voltado ao setor de varejo e múltiplo, que oferece serviços de finanças e seguros a dezenas de milhões de clientes. Atua na Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Japão e China. O Itaú Unibanco é parte do Grupo Itaúsa, .

O banco se tornou o maior banco do hemisfério sul em 3 de novembro de 2008 após anunciar a fusão com o Unibanco, ultrapassando seu rival histórico, Bradesco. Posteriormente assumiu o posto para a sociedade de economia mista Banco do Brasil S.A., permanecendo o Itaú na atualidade como maior banco da América Latina e do hemisfério sul.

Sites oficiais das empresas do grupo itau: Itaú Personnalité – Itaú Poder Público – Itaú Unidade Pessoa Jurídica – Itaú Empresas – Itaú Clientes Institucionais – Itaú Private Bank – Itaú BBA – Taií

Banco BradescoO Bradesco é um banco que inova a cada dia, seja através da publicidade, seja através da modernização do próprio website ou da manutenção dos serviços com a melhor qualidade. Esse é um dos maiores bancos do país. O Bradesco tem uma história de sucesso no Brasil e já está presente em outros países.

Bradesco é o segundo maior banco privado do Brasil (em ativos totais), e cresceu principalmente através de fusões e aquisições. Foi fundado em 1943 na cidade de Marília, interior de São Paulo, pelo coronel Galdino de Almeida e mais dois amigos. Seu nome originário era Casa Bancária Almeida e, em seguida, Banco Brasileiro de Descontos S.A., cuja sigla era “Bradesco”, que passou a ser a razão social.

Bradesco Financiamentos www.finasa.com.br – Bradesco Imóveis www.bradescoimoveis.com.br – Bradesco Prime www.bradescoprime.com.br – Banco Bradesco BBI www.bradescobbi.com.br – Bradesco Promotora www.bradescopromotora.com.br – Bradesco Vida e Previdência – Pessoa Física www.bradescoprevidencia.com.br – Bradesco Universitários www.bradescouniversitarios.com.br, além disso o Bradesco opera com  Crédito Pessoal, Cheque Especial, Crédito Global Bradesco, Cartão de Crédito, CDC, Crediário Bradesco, Crédito Imobiliário, Repasses BNDES, Leasing, Fiança, Crédito Rural e Financiamento em geral através da Shopcredit – www.shopcredit.com.br

Banco SantanderO Banco Santander começou suas operações no Brasil em 1982 com um escritório de representação. Após nove, em 1991 o banco início sua operações através do Santander Investment. A instituição tem origem espanhola e se fortaleceu no País graças as aquisições de outros bancos brasileiros, atualmente essas operações representam cerca de 50% do lucro do Grupo.

Em 1997, o Grupo Santander adquiriu o Banco Geral do Comércio S.A.. As três aquisições feitas nos anos subseqüentes fizeram com que o Grupo Santander ganhasse posição entre os maiores grupos financeiros do setor no Brasil. Em 1998 foi comprado o Banco Noroeste S.A., e em janeiro de 2000 foram adquiridos o Banco Meridional e o Banco Bozano, Simonsen. Em novembro do mesmo ano, o Santander comprou o controle do Banespa.

Atualmente, o Santander é o terceiro banco privado por volume de ativos (no Brasil) e o primeiro entre os bancos internacionais. A base de clientes ultrapassa 6,7 milhões. São 1897 pontos de venda e 7119 caixas eletrônicos. A maioria dos clientes do banco é formada por funcionários ativos e inativos do Estado de São Paulo, provindos do Banco Banespa. Site do Santander: www.santander.com.br

Em 2008 o Grupo comprou a operação do holandês ABN Amro Bank na América Latina, controlador do Banco Real, tornando-se no Brasil, o terceiro maior banco em ativos. site do Santander: www.santander.com.br

Banco HSBCO HSBC está no Brasil desde 1997, quando assumiu as operações do antigo banco Bamerindus. O HSBC Bank Brasil tem sede em Curitiba e faz parte do Grupo HSBC.

O Grupo HSBC emprega mais de 315 mil colaboradores e atende mais de 125 milhões de clientes em todo o mundo. Com ações cotadas nas Bolsas de Londres, Hong Kong, Nova Iorque, Paris e Bermuda, a HSBC Holdings plc tem mais de 200 mil acionistas em cerca de 100 países

A carteira atual do HSBC Bank Brasil é de aproximadamente 2,9 milhões de clientes Pessoa Física e 312.948 mil clientes Pessoa Jurídica. O HSBC Bank Brasil está presente em 565 municípios brasileiros, com 933 agências, 457 postos de atendimento bancários, 949 postos de atendimento eletrônicos e 2.000 ambientes de auto-atendimento, com 5.153 caixas automáticos. Os clientes contam ainda com 31 mil caixas automáticos da rede compartilhada com outros bancos e do Banco24Horas. Site do Banco HSBC: www.hsbc.com.br

107 comentários - Faça um comentário

Comente aqui !