Consignado

Banco do Brasil e as ofertas de crédito consignado no País

Líder na oferta de crédito consignado no País, o Banco do Brasil fechou acordo com Cade para acabar com a exclusividade nos empréstimos

As ofertas de crédito consignado no País estão cada vez mais tentadoras, principalmente quando se trata de desconto em folha de pagamento, uma das modalidades de empréstimos mais disputadas de todos os tempos, prova disto foi a briga que o Banco do Brasil travou com dezenas de bancos de médio e pequenos porte em alguns Estados e Municípios, tirando deles a possibilidade de oferecer o tão sonhado crédito consignado aos servidores públicos de suas regiões.

A disputa vem se arrastando por meses e meses ou por que não dizer anos, apesar de ser líder na oferta de crédito consignado no País, o Banco do Brasil deu uma de famigerado e quis arrebanhar todos os clientes que recebiam seus salários através de folha de pagamento (funcionários públicos) somente para ele.

Fim da exclusividade

Mas de acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), essa história parece ter tido um fim, o Banco do Brasil se comprometeu em acabar com todos os contratos de exclusividade para conceder o crédito consignado com desconto direto na folha de pagamento dos servidores públicos.

Além da promessa de acabar com os contratos exclusivos, o BB ainda arcará com o pagamento de R$ 100 milhões em contribuições pecuniárias. Não pense que o Banco do Brasil não lutou para continuar com as exclusividades, passou os últimos meses tentando convencer o Cade (órgão antitruste), em a manter a cláusula que trouxe tantos problemas para os bancos concorrentes e mais ainda para os servidores e funcionários públicos. O BB se comprometeu também em desistir das ações judiciais que estão tramitando nos tribunais em várias regiões.

BB credito consignado

A saída do BB pela porta da frente foi motivada principalmente pela pressão que o governo federal estava impondo, fora isso, o Cade yambém ameaçava constantemente com aplicação de multas pesadas, caso a instituição continuasse com o “monopólio do consignado” instalado no País por ele.

Como todos já sabem, o Banco Central (BC) é a instituição financeira que controla e regula o setor bancário e financeiro, com esse poder, acabou proibindo que novos contratos de crédito consignado fossem vinculados à exclusividade desde janeiro do ano passado.

O recuo do BB

O momento em que o Banco do Brasil recuou, é oportuno, mas muito complicado, atualmente o BB juntamente com a Caixa, lidera um movimento de redução nas taxas de juros de produtos financeiros e de serviços bancários para o consumidor, a manobra político econômica é induzida pelos líderes do Governo Federal. São anúncios e mais anúncios de queda das taxas de juros e taxas de serviços, objetivando a movimentação do mercado.

Banco do Brasil e a oferta de crédito consignado no País, como estão? No território nacional, os bancos estatais (BB, Caixa e BNDES) são as instituições financeiras que mais emprestam, segundo informações no Site do BC.

Atualmente a Caixa possui um larga fatia dos “financiamento imobiliário para compra, reforma e construção de imóveis”, enquanto que o Banco do Brasil é atualmente o líder na concessão de crédito consignado, uma modalidade de empréstimo com riscos muito pequenos se comparado aos demais tipos de empréstimos.

Banco do Brasil e as ofertas de crédito consignado no País
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário