Acesso ao Crédito

Avalista para empréstimo – 5 razões para você não ser Avalista

Confira as 5 dicas mais importantes para quando for convidado para ser avalista ou co-assinante de empréstimo para amigo ou parente.

Ser um avalista para empréstimo ou avalista de crédito é o mesmo que estar endividado só que de outra pessoa. Ter uma dívida tem muito em comum com estar no topo de uma escada, mas antes de subir nela você precisa ter certeza que a base dela esta firma e bem apoiada para poder subir com tranquilidade. É o mesmo que ter uma vida financeira firme e estável. Mas não é só isso, nessa publicação queremos abordar exatamente o fato de como ser um avalista pode gerar boas dores de cabeças se todos os termos não forem cumpridos por aquele que você confiou seu nome, reputação ou bens.

Ser um avalista para empréstimo de amigo, parentes ou membro da família pode até parecer uma coisa agradável, e dar aquela sensação de que você fez uma boa obra. Tudo bem, mas como isso também pode colocar muitas coisas em sua vida em risco, incluindo as finanças, bens, nome limpo e até mesmo a amizade.

Avalista para empréstimo !!!

Embora seja possível ser um avalista de empréstimo para um amigo e nunca enfrentar quaisquer consequências negativas, na maioria das vezes não vai valer a pena. Verifique as cinco razões pelas quais você não deve ser um avalista para empréstimo de amigo ou qualquer outra pessoa que lhe peça esse favor.

1. Você será responsável pelo empréstimo

Não importa o quão confiável ou maravilhoso seja seu amigo(a), ele(a) pode acabar por se tornar inadimplente com o empréstimo que você ajudou tirar. Qualquer coisa pode acontecer, seu amigo pode perder o emprego, se divorciar ou descobrir que um familiar próximo precisa de ajudar em um tratamento médico etc.
Avalista para empréstimo
Se seu amigo não puder reembolsar o dinheiro que pegou emprestado, você mesmo teria que pagar o empréstimo, uma vez que também é co-assinante ou avalista.

2. Seu Crédito pode dar uma batida

Se você for um avalista de alguém e ele faltar com os pagamentos, atrasando as parcelas, sua pontuação de crédito pode diminuir. Se isso acontecer, pode ser mais difícil para você comprar um carro, uma casa ou obter taxas de juros mais baixas no seu banco ou em empresas de crédito.

Se o seu amigo não pagar de 2 a 3 parcelas devidas, o credor pode acionar meios jurídicos e enviar seu CPF para o Serasa, SPC e órgãos de proteção. Na analise do credor, é mais provável que você pague o empréstimo, já que sua situação financeira é mais estável e provavelmente tem renda maior.

3. Sua propriedade pode estar em risco

Às vezes, um avalista por amizade pode garantir um empréstimo com sua própria propriedade em um empréstimo com garantia de imóvel (hipoteca). Se você é (o avalista) e colocar seu carro ou casa como garantia e seu amigo não pagar o empréstimo, você poderia potencialmente perde sua propriedade com alguns meses de atraso, ou você paga os atrasados do próprio bolso.

4. Você pode acabar com uma longa amizade

Se você for forçado a cobrir o custo do empréstimo que você assinou, certamente você pode acabar se  ressentindo com seu amigo. Afinal, pode ser difícil manter amizade com alguém que pode colocar ou colocou sua situação financeira em estado de alerta.

5. Poderia ser mais difícil obter novos empréstimos

Ser avalista para empréstimo de amigo ou parente, torna sua elegibilidade e qualificação para outros empréstimos bem mais difícil. Por exemplo, se você é avalista de um empréstimo de carro para outra pessoa e você tenta retirar um empréstimo pessoal, um credor poderá rejeitar seu pedido.

 Nota:  A co-assinatura de um empréstimo para um amigo afetará sua relação dívida versus renda (margem para empréstimos), ou seja, o montante da dívida que você está pagando em comparação com sua receita bruta mensal. Um credor pode não querer emprestar dinheiro a alguém que já tenha dívidas de crédito e débito futuros para pagar.

Portanto, ao ser convidado para ser um avalista ou co-autor de um empréstimo, pondere e analise toda a situação pensando em você e no comprometimento financeiro envolvido. Boa Sorte!

Avalista para empréstimo – 5 razões para você não ser Avalista
Média 4.354 votos

Escreva um comentário