Acesso ao Crédito

Avalista de Empréstimo! Qual a Documentação Necessária?

Em determinadas operações o solicitante precisa apresentar um avalista de empréstimo para ser responsável solidário durante a vigência do contrato

avalista de empréstimoPara contratar os muitos tipos de empréstimos encontrados no mercado, em determinadas operações o solicitante do crédito tem de apontar alguém que vai se responsabilizar solidariamente durante a vigência do contrato. Está pessoa comumente é chamada de Avalista de empréstimo. A função deste indivíduo é de suma importância para que o acordo seja de fato concluído, e o valor solicitado seja liberado para uso.

Antes de qualquer solicitação, o mutuário sem capacidade de renda pode ter uma pessoa para ser seu avalista em operações de empréstimos sem garantia ou com garantias. O que significa ser avalista? Em resumo, é um cidadão economicamente ativo que se torna responsável em dar garantias reais de que o dinheiro solicitado no empréstimo por uma outra pessoa seja pago.

Isso significa que, caso o indivíduo que pede o empréstimo, crédito pessoal ou financiamento não consiga honrar sua dívida, o Avalista do empréstimo será procurado e terá que assumir a conta. No entanto, ele paga “somente” o valor em débito, e não os encargos (taxas, juros e demais tarifas). Inclusive, este ponto o difere de um “fiador de empréstimos”, que precisa quitar, inclusive, os juros aplicados no saldo.

Documentos necessários

Bom, a lista de documentos solicitada ao Avalista de empréstimo é um tanto extensa, mas nada que vá acarretar grandes esforços. Vamos à relação: RG do Avalista (e de seu cônjuge, caso seja casado(a)), CPF (também do cônjuge, se houver), comprovante de residência do mês atual (se necessário de períodos anteriores), autorização de aval do cônjuge, certidão de casamento (não precisa se for solteiro) e declaração de capacidade de pagamento. É comum a exigência de apresentação de comprovação de renda com documentos oficiais e reconhecidos.

Por ventura, é provável que você tenha reparado em um detalhe no parágrafo acima: a palavra cônjuge. Para ser Avalista de empréstimo quando a pessoa for casada, torna-se obrigatório que o companheiro(a) esteja não apenas ciente, mas de acordo com toda a transação. Se não concordar, nada feito.

Confirmada toda documentação, e estando tudo ok, é mais que certo que o Avalista seja aceito para a exercer o papel de responsável solidário pela negociação. Entretanto, nem o solicitante do empréstimo, nem o Avalista da transação podem esquecer algo primário. Para que haja aprovação da solicitação será averiguado através de consulta as órgãos de proteção uma busca por restrições de crédito.

Caso a constatação seja positiva é o Avalista esteja na “lista negra” de órgãos como SPC e Serasa ou CCF, ele não será aceito na negociação, ou seja, o solicitante do crédito terá de procurar outra pessoa para ser Avalista do empréstimo. Um ponto interessante nessa transação com aval, no ato da assinatura do contrato, diferentemente de um fiador que tem um contrato próprio assinado por ele, o avalista coloca seu nome no mesmo documento que o solicitante do empréstimo.

Avalista de Empréstimo! Qual a Documentação Necessária?
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

19 Comentários

  1. Ola eu. Pedi um emprestimo. So q nao tenho avalista eles falaro q eu posso contrata um avalista o valor co tratado q me pasou foi 380. Posso confia. Nao vou te nenhum poblema. Sera q vou recebe o emprestimo. Na minha conta

  2. Ola eu. Pedi um emprestimo. So q nao tenho avalista eles falaro q eu posso contrata um avalista o valor co tratado q me pasou foi 380. Posso confia. Nao vou te nenhum poblema. Sera q vou recebe o emprestimo. Na minha conta

  3. Preciso de avalista se alguém poder me ajudar, agradeço e urgente pois tenho um empréstimo para pega e so preciso do avalista. Agradeço.

  4. Célia Maria f de souza Responda

    Sendo o imóvel aos fil partilhado , em uso fruto do conjuje vivo, pode a pessoa dada como procurado assinar pelas parte e utilizar para terceiros como fiador junto banco para financiamento?

  5. Se eu nao tiver um avalista e a empresa disser q se eu pagar o valor de 10% do meu emprestimo no maximo ela envia o documento.posso confiar?

  6. Queria saber se é normal o banco disponibilizar um avalista para o cliente? Contratei o avalista cedido pelo banco disseram que eu teria que pagar uma certa taxa para que pudesse ser meu avalista.pediram para fazer o depósito na conta do avalista para que o empréstimo fosse liberado mas logo em seguida me pediram mais2 depósitos para liberarem o dinheiro. Gostaria de saber se cai num golpe e como faço para recorrer a justiça sobre isso.

  7. Se eu for avalista para meu amigo, consigo fazer empréstimo caso um dia queira financiar uma casa (minha casa minha vida)? Ou somente depois dela pagar a divida?

  8. Rogério santos de paula Responda

    foi avalista d um pessoal ele não ta pagando mais eu sou casado minha esposa não sabe que eu avaliei esta pessoal verdade q eu posso acionar a justiça porque quando eu assinei não levei meu certidão de casamento

  9. Tentei um financiamento ontem e meu cunhado foi de avalista porém, o lojista disse que o banco recusou por não termos parentesco de primeiro grau. Isso é real? Para ser ou ter um avalista, é preciso necessariamente ser parente de primeiro grau?

  10. sonia regina gennari Responda

    quem poderia arrumar um avalista para empréstimo pessoal ? estou precisando urgente obrigada aguardo resposta

  11. fui avalista de uma amiga,so que nossa empresa troucou a gente de banco como vai ficar agora pra ela pagar?

  12. fui avalista de uma parente se ela nao pagar e eu nao tiver como pagar tbm posso denunciala?

  13. Gelson luis dos Santos Responda

    Um Oficial de justiça no RS, por força do cargo, pode ser impedido de avalizar, (assinar como avalista) em um aluguel de imóvel residencial?

  14. Jonel de Souza Nogueira Responda

    O avalista precisa assinar o contrato de empréstimo junto com o indivíduo que está solicitando empréstimo?

  15. o avalista nao pode ter nenhum enprestimo e seu nome.pode ser funcionario publico contratado.

    • Olá Meire,

      Para ser avalista é necessário comprovar renda, ter emprego estável ou negócio próprio com comprovação de rendimento, em alguns caso é necessário possuir bens e patrimônio declarado. Enfim, cada negociação que exige um avalista vai ter regras próprias.

      At.
      Carla K.

  16. Aline Mergulhao Responda

    o avalista precisa declarar bens no momento da celebracao do contrato?!

Escreva um comentário