Skip to content

Aumentar limite de empréstimo ou financiamento, é possível?

Aumentar limite de empréstimo não é como cheque especial ou limite de crédito do cartão que você entra em contato com o gerente ou a administradora e eles aumentam o limite imediatamente com um apertar de tecla, até ele voltar a pedir para aumentar de novo. No empréstimo esse limite é feito de forma diferente e mais burocrática.

Se você que saber como aumentar seu limite de empréstimo pessoal, listamos algumas informações relevantes sobre o assunto para deixar claro como cada tipo de empréstimo ou modalidade se comporta a partir da solicitação, analise, aprovação e liberação do crédito para o contratante.

A verdade é que esse assunto é complexo e demandaria pelo menos umas três palavras somente para explicar como realmente funciona de forma bem explicada, mas, não vamos fazer dessa forma, vamos explicar de maneira simples e resumida porém sem perder o sentido de como realmente é ou não possível aumentar limite de empréstimo pelo credor sendo banco ou financeira.

Aumentar limite de empréstimo pessoal

Quanto um cliente resolve fazer um empréstimo, em geral ele pega o valor que tem acesso por causa do seu status ou por causa da sua renda quando assalariado. Sempre recebemos em nosso contato perguntas relacionadas a empréstimos e crédito em geral, e uma delas é exatamente “se é possível aumentar o limite do empréstimo pessoal“. Você sabe se pode ou não pode.
É possível aumentar limite de empréstimo ou financiamento
Quanto um proponente acessa um site de empréstimo, plataforma de crédito ou marketplace online, e solicita um empréstimo pessoal, informa seus dados e informações pessoais, imediatamente o sistema inicia analise e começa fazem todos os cálculos, riscos e probabilidades de acordo com as políticas de crédito, termos critérios de avaliação internas e externas.

Todo esse processo leva poucos minutos, apesar de ser muito complexo e de diversos fatores serem analisados. Normalmente, um dos principais critérios mais importantes levados em conta, é o nível de comprometimento financeiro que o cliente pode ser submetido ao ter o crédito aprovado.

Quanto é o limite de empréstimo online?

Na internet encontramos diversos marketplaces de empréstimos e plataformas de crédito online que trabalham com limites individuais entre R$ 500 a R$ 100 mil. O valor que cada solicitante pode pegar é determinado na pré-análise de crédito e confirmado após a validação dos dados informados pelo cliente.

Esse processo funciona tanto nos empréstimos pessoais em sites e empresas de crédito na internet, quanto em sites de comunidades social online, cooperativas de crédito e empréstimo Lending P2P. Então, uma vez que o sistema define qual o limite que o contratante pode pedir, é muito improvável que esse valor possa ser aumentado.

Aumentar limite de empréstimo com garantia

No Brasil o empréstimo com garantia de imóvel ou veículo cresceu bastante, nessa modalidade de crédito, o contratante oferece um bem como garantia que fica alienado ou hipotecado. Quando o credor faz a avaliação do bem, imediatamente o limite do empréstimo também é criado, em geral, o limite é 20 a 40% a menos que o valor avaliado do bem.

Para quem opta pelo empréstimo com garantia certamente sabe que o limite de empréstimo é bem maior do que o liberado no empréstimo pessoal. Para chegar ao limite final, o credor considera além do comprometimento da renda que não pode passar de 30%, o valor do bem dado como garantia.

Então temos um empasse aqui, e uma vez que esse valor limite é firmado, o banco se apoia nele para liberar o empréstimo para o solicitante.

Aumentar limite do crédito consignado

Quanto ao consignado, o limite de crédito é determinado não pelo credor ou a instituição que vai liberar o crédito, o limite é definido pelo órgão pagador do contratante (INSS, SIAPE, Forças Armadas, Empregador, Governos, Prefeituras etc,).

O pagador baseado em cálculos que envolvem proventos e descontos, compõe uma margem consignável que será utilizada para pedidos de empréstimos e outras consignações como os de cartão de crédito consignado. Para pegar um consignado o contratante necessariamente deve usar a margem disponível e pronto! “O credor não tem como aumentar limite de empréstimo“.

Aumentar limite de financiamento (CDC)

No financiamento bens, o contratante pode solicitar pagamentos com prazos bem maiores para fazer o reembolso, a escolha fica entre (de 24, 60, 72, 96, 120, 240 até 420 meses). Nesta modalidade a compra envolve montantes maiores e, para não comprometer as finanças do proponente, o financiamento é em geral liberado por um período de longo prazo.

Como podemos perceber, o modos operandi para criar o limite de empréstimo para o contratante ter acesso ao crédito não muda muita coisa nas modalidades existentes. E assim como no empréstimo pessoal, empréstimo com garantia de imóvel e veiculo, consignado e financiamento de bens, uma vez definido o limite do empréstimo, refazer a maior (aumentar) é praticamente impossível. Mas pode acontecer em uma nova tentativa de analise.

Escolher o prazo para pagamento do empréstimo

No momento de concluir um empréstimo, escolher o prazo mais adequado para realizar o reembolso ao credor através de parcelas mensais, é de extrema importância. Uma vez que o credor define o limite de empréstimo, o contratante dentro do que é possível se comprometer mensalmente escolhe a parcela que quer pagar pelo prazo que melhor se adequar as suas condições.

Vale mencionar, que as possibilidades do prazo máximo para cada tipo de empréstimo ou financiamento são determinadas pela modalidade de crédito, e isso pode variar de órgão para órgão e de credor para credor. Por isso é interessante, pesquisar, simular e comparar o quanto for possível, mesmo que leve algum tempo.

Aumentar limite de empréstimo ou financiamento, é possível?
Média 4.1164 votos