Previdência

Aposentadoria Finanças e Planejamento

Depois de anos de trabalho nada mais justo do que ter uma aposentadoria confortável e com todos os seus direitos mínimos assegurados

O que tem haver aposentadoria com finanças e planejamento financeiro? Tudo! Quem já se aposentou deve planejar suas finanças durante sua aposentadoria para não perder as rédeas da situação e entrar em dívidas. Aproveitando, vamos deixar algumas dicas para quem já é beneficiário do INSS não gastar acima do planejado e também para quem esta acabando de se aposentar saber enfrentar essa nova fase da vida.

Depois de tantos anos de trabalho nada mais justo do que se aposentar com todos seus direitos para ter um mínimo de conforto. Em grande parte, é comum que sua nova renda da aposentadoria influencie no seu orçamento. Portanto fique atento! Uma grande parte dos especialistas em finanças informam que o maior problema do novo aposentado é se adaptar as novas condições e as mudanças no perfil financeiro. O que é mais importante nessa fase? Trabalhar na redução de renda para fugir das dívidas, claro! Mas como? Veja nos próximos parágrafos.

Primeira dica – Antes de tudo, refaça suas contas e recomece a ver como vai ganhar, gastar e investir sua grana. Não se esqueça de suas necessidades fundamentais como moradia, supermercado e planos de saúde que na maior idade, elevam os valores. Feito isso, se achar que ainda será apertado busque outra atividade profissional para complementar a renda.

Segunda dica – Essa é o básico para qualquer fase da vida, nunca gaste mais do que se ganha e planeje sempre seus gastos. Mude o dia dos vencimentos de suas contas para próximo da data do recebimento do benefício da aposentaria, principalmente em contas a prazo. Esta é uma maneira para que sua conta fuja de ficar no vermelho.
Aposentadoria Finanças e Planejamento
Terceira dica – Sempre que puder, faça o pagamento de suas despesas e contas de consumo à vista. Não acumule valores para pagar depois, lembre-se sempre que você pode conseguir bons descontos na aquisição de produtos e mercadorias quando pagos em dinheiro vivo.

Agora convenhamos, quem se programa financeiramente minimiza os riscos de enfrentar apertos, principalmente em casos de emergências quando há necessidade da compra de remédios e gastos com médicos. A melhor idade é uma das fases da vida mais interessantes principalmente se ela for programada. O dinheiro guardado na vida inteira por exemplo com uma previdência privada, agora poderá ser usufruído com bens de consumo, viagens e alegrias particulares.

Mas, se no momento você se apertou financeiramente, não se preocupe, quando a pessoa é aposentada ou pensionista, as instituições financeiras oferecem a liberação de linhas de crédito consignado com taxas de juros muito baixas. Busque por bancos com as melhores condições para não afetar sua renda. Mais um detalhe, se programe para cortar os gastos supérfluos para que sua renda não fique comprometida.

Quarta dica – Crie novos hábitos financeiros pode trazer uma ótima qualidade de vida nessa nova fase, cuide de suas finanças e planeje cada passo que envolva seu dinheiro para aproveitar o máximo de sua aposentadoria.

Aposentadoria Finanças e Planejamento
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Escreva um comentário