Skip to content

Amortização de Dívida de Financiamentos nos Bancos

Qualquer pessoa que já tenha emprestado dinheiro sabe que quase sempre há custos envolvidos. Seja as taxas de juros cobradas no adiantamento em dinheiro, ou custos adicionais embutidos na transação financeira, no atraso da faturo de cartão de crédito, dos custos de encerramento de uma hipoteca ou despesas de cartório na conclusão do contrato etc. Em geral os mutuários não podem deduzir os custos do financiamento da dívida imediatamente. Em vez disso, eles precisam amortizar esses custos ao longo da vida do empréstimo ou financiamento.

A amortização de dívida

No caso deste artigo: como amortizar dívidas de empréstimo em bancos, os mutuários que contraíram empréstimo ou financiamento com prazo estendido para pagamento, têm a possibilidade de pagar prestações com antecipação, realizar a diminuição do prazo inicial do financiamento ou se quiser, também pode portabilidade o empréstimo financiado para redução das parcelas pagas mensalmente.

Você normalmente pode amortizar os custos de financiamento da dívida. Isso envolve o reconhecimento desses custos ao longo da vida do empréstimo, usando o que é conhecido como o método de juros efetivos . Esse método é um pouco mais complicado que um método linear, mas resulta em um reconhecimento mais rápido de deduções.

Para ajudar nesse processo, não que seja vantajoso pra eles, os principais bancos brasileiros possuem formas diferentes de procedimentos para esse fim. Confira como cada um age.

Amortização no Banco do Brasil

Amortização de Dívida de Financiamentos BBNo “Banco do Brasil” (BB), a realização da operação para amortização de dívida ou liquidação de parcelas de financiamento antecipadamente por ser feita sem problemas ou empecilhos, para isso o mutuário deve procurar a agência que foi concedido o crédito imobiliário e fazer o pagamento desejado, no mínimo, ao valor de uma prestação atual. O cliente BB também têm a possibilidade de optar pela redução do valor da prestação do financiamento ou do prazo financiado. A amortização da dívida para a redução de prazo é decrescente, ou seja, de trás para a frente/da última parcela para a primeira.

Amortização no Caixa Econômica

Amortização de Dívida de Financiamentos CaixaSegundo a “Caixa Econômica”, a realização de pagamentos de prestações para antecipação do prazo de operações com crédito imobiliário, podem ser feitos em qualquer agência da instituição em todo território brasileiro, porém a opção não é permitida para “financiamentos no Par Aquisição” (Fundo de Arrendamento Residencial do Programa Minha Casa Minha Vida), para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos. A amortização somente é possível se o mutuário estiver adimplente (em dia) com as parcelas do contrato quando for solicitado a antecipação.

Amortização no Itaú Unibanco

Amortização de Dívida de Financiamentos ItaúPara clientes do Banco Itaú que possuem o “financiamento imobiliário Itaú” e deseja fazer a amortização de dívidas com parcelas antecipadas, parte delas ou o total da dívida com a instituição, o primeiro passo é entrar em contato com o “Imobfone“, no telefone 11-4004-7051 oi 0300-7897051, em horário comercial. O atendimento do “Imobfone” dará todas as instruções e documentação necessárias para a realização da operação.

Amortização no Bradesco

Amortização de Dívida de Financiamentos BradescoNo Bradesco o cliente nem precisa sair de casa, quem quiser fazer a amortização de dívida de financiamento imobiliário basta entrar no site do banco pela internet e fazer a opção de um dos dois tipos de liquidação antecipada disponíveis, feito isso, é só deixar o valor a ser amortizado do financiamento imobiliário na mesma conta corrente em que ocorre mensalmente o débito das parcelas. Simples assim.

Amortização no Santander

Amortização de Dívida de Financiamentos SantanderA amortização extraordinária ou liquidação antecipada de dívidas no Santander também ocorre de forma simplificada, o mutuário entra em contato com a “Assessoria de Crédito Imobiliário Santander” nos telefones 11-3553-4058 (São Paulo), 21-3460-1304 (Rio de Janeiro) e 0800-286-0909 para as demais localidades brasileiras. Quando o cliente quiser fazer uma amortização no financiamento, ele informa o valor que quer amortizar, para realizar a liquidação do financiamento, a assessoria do Santander informa o saldo devedor. Em ambos os casos, a central Santander envia o boleto para o mutuário realizar o pagamento.

Amortização no HSBC

Amortização de Dívida de Financiamentos HSBCNo HSBC o mutuário deve ir até uma agência do banco mais próxima e solicitar uma simulação da amortização de dívida, são duas opções, é possível verificar a amortização pelo número de parcelas ou pelo saldo devedor. Para ter acesso a simulação, o mutuário precisará se identificar através do CPF e RG ou CNH, feito isso, a agência emite o boleto para a realização do pagamento.

Amortização de Dívida de Financiamentos nos Bancos
Média 557 votos