Para Habitação

Alugar ou Comprar uma Casa

O mercado de imóveis está favorável para Alugar ou Compar, obter o custo benefício de ambas as opções ajudará na escolha de uma decisão mais acertada. Leia o texto...

Alugar ou Comprar um imóvel. Essa é a dúvida de milhares de cidadãos em busca de sua nova moradia. Os imóveis no Brasil se tornou no último ano um setor cheios de problemas, tanto quando se fala em vendas de imóveis prontos quanto imóveis na planta. Os contratos não estão sendo concretizados como nos anos de ouro e da expansão imobiliária.

O momento atual é muito frágil, as venda de imóveis estão bem complicados, mesmo com a redução do preço do metro quadrado na maioria das regiões e dos descontos praticados pelo mercado com preços mínimos. Os sinais de melhora para os próximos períodos são negativo, é possível que a crise que assola o Brasil faça com que a queda dos preços deva continuar acontecendo até o limite que o setor aguentar. Leia também: Crédito Imobiliário da Caixa Econômica , Empréstimo Imobiliário do Banco Panamericano , Comprar Imóvel com Financiamento Imobiliário

O mercado imobiliário teve seu momento de glória, isso fez os preços subirem a valores esquizofrênicos, mas… passa por tempos de turbulência, sem que haja uma queda nos preços, será muito difícil vender. Comprar uma casa parece ter se tornado para muitos um sonho quase que impossível, com a economia em retração, a Selic de dois dígitos, a inflação acima de 10% e juros mensais à 14%, não dá para comprar imóvel financiado.

Por outro lado, as oportunidades de alugar ou comprar irão aparecer, mas parecem estar em pleno conflito com as dificuldades atuais que enfrentam todos os brasileiros, principalmente com o acesso ao crédito pessoal e financiamentos. A renda das pessoas estão bem abaixo do esperado, tanto para pequenas despesas, quanto para honrar compromissos financeiros mais longos e duradouros.
alugar ou comprar imovel
E a disponibilidade de novos inquilinos? Não há declínio acentuado, tanto que as ofertas de imóveis para locação continua aumentando dia após dia, no entanto, apesar disso, é difícil alugar uma casa ou um apartamento novo, alguns donos de imóveis ainda teve a ficha caída sobre a real situação econômica.

Atualmente a demanda por imóveis são de pessoas com um único rendimento, portanto, por sua posição econômica aparentemente instável, a grosso modo, eles não são muito confiável para os proprietários, que por sua vez tornam ainda mais rígida as exigências relacionadas às garantias para o aluguel mensal do imóvel.

Alugar ou Comprar

Para assinar um contrato de locação, a imobiliária vai solicitar que o contrato seja garantido, sem a confiabilidade e a continuidade dos pagamentos da locação pelo inquilino, é despejado exigências como: Fiador, Seguro Aluguel e Fiança Locatícia, Avalista etc. Poucos imóveis são alugados com depósitos antecipados (calção).

A averiguação é tensa, o novo inquilino passa por uma série de exames para saber se pode ou não pode alugar o imóvel, em geral são solicitados inúmeros documentos:

– Carteira de Identidade e CPF (do casal, se for o caso); Comprovante de residência (conta de água ou luz); Comprovante de rendimento igual ou superior a 3 (três) vezes o valor do aluguel (contra-cheque de salário, carteira profissional, ou declaração de Imposto de Renda)

Os contratos são por tempo indeterminado. O interessante é que assim como a venda de imóveis tende a oferecer melhores escolhas, alugar imóveis também, dependendo do tipo de imóvel, a quantidade é ampla e favorável à negociações. Não é difícil encontrar excelentes imóveis e barganhar o preço do aluguel e despesas.

Assim como o inquilino que quer encontrar bons imóveis para locar, as imobiliárias e proprietários de imóveis também buscam inquilinos pontuais.

Neste caos geral, o setor imobiliário parece ter muitas vantagens especiais para aqueles que gostariam de comprar uma residência ou procura de um apartamento para alugar, então o drama no momento é, alugar ou comprar um imóvel, na verdade, é mesmo um dilema, mas fácil de ser resolvido por causa dos benefícios, tais como preços reduzidos e descontos.

Faça os cálculos para saber qual o custo benefício de ambas as opções e certamente será possível tomar um decisão apoiada em valores, custos, impostos e projeções econômicas.

E você, vai alugar ou comprar? Boa sorte!

Alugar ou Comprar uma Casa
Avalie esta postagem

Account Manager, Consultora e Blogueira - Trabalhou com produtos e serviços de crédito no segmento financeiro. Atualmente é produtora de conteúdo e escreve sobre linhas de crédito, financiamentos e finanças.

Comentários fechados