Skip to content

Alternativas de crédito quando você precisa emprestar

Hipotecas de imóvel e empréstimo para estudante são alternativas de crédito que com toda certeza não estão incluídos nos números que os bancos brasileiros apresentam como maiores modalidades de financiamentos empréstimos, o crédito pessoal, empréstimo consignado, crédito para negativados e cartões de crédito provavelmente são os tipos de recursos financeiros mais utilizados do momento. Sabia que mais de um terço de despesas de uma cidadão são feitos com cartão de crédito, e o restante é constituído por empréstimos?

Quais as alternativas de crédito disponíveis no Brasil

As pessoas economicamente ativas em geral buscam recursos financeiros para suprir a falta de dinheiro momentânea em uma situação inesperada ou de emergência, eles contratam desde pequenos empréstimos com curto prazo até operações de longos prazos e empréstimos com todo tipo de modelo de pagamento e juros variados.

Se você acredita que você se encaixa nos critérios do seu credor para crédito, vai em frente e contrate, os processos de solicitação da atualidade são fáceis e rápidos de serem feitos. Cada uma das alternativas de crédito e modalidades de empréstimo de dinheiro tem seus termos e condições e dependendo da sua instituição financeira a aprovação pode ou não ser facilitada.

Boas dívidas contra dívidas incobráveis

Nem todas as dívidas são “ruins”, já ouviu isto? Existem alguns tipos de empréstimos que podem ajudá-lo, como um empréstimo com garantia de imóvel (uma hipoteca) ou mesmo um empréstimo de estudante. Mas, pedir um financiamento para comprar um carro zero que ajudará em uma atividade que lhe dê alguma renda pode ser uma boa dívida, pois permite ganhar dinheiro extra.
Alternativas de crédito quando você precisa emprestar
Pegar um capital de giro para sua empresa ser ampliada ou aumentar a faturamento implementando algum tipo de plano de crescimento também pode ser bom.

As dívidas incobráveis, por outro lado, são as que não serão “pagas por si mesmas” no futuro. Estas são as dívidas que você poderá acumular para financiar seus desejos pessoais ou outras pessoas, seus luxos, devaneios, suas compras compulsivas, viagens ou diversão fora do seu orçamento. A regra básica com este tipo de compra é se você pode pagar e se é essencial, e se você deve emprestar dinheiro a juros para obtê-lo.

Opções de crédito para ter crédito

Há também uma terceira opção como parte das alternativas de crédito, onde as pessoas pedem empréstimos e usam crédito para poder “ter ou possuir”. Se um cartão de crédito para negativado ou outro cartão comum for sua única maneira de comprar em uma loja de alimentação, ou se for necessário um empréstimo para cobrir as despesas e custos domésticos, estas ainda são dívidas incobráveis ​​que você está desconstruindo suas finanças.

Quando uma pessoa não consegue pagar dividas básicas com sua própria renda, isto é um péssimo sinal de que você tem problemas e dívidas impagáveis. Este fato pode gerar graves consequências para você e suas finanças. Se esse é o cenário que você enfrenta, emprestar mais dinheiro irá piorar ainda mais a situação.

Felizmente, há uma série de serviços de consultoria gratuitos e independentes sobre os quais você pode conversar sobre suas finanças. Fazer um plano de contenção das dívidas e ajustes das suas dívidas é o primeiro passo para encontrar uma solução saudável.

Formas alternativas de emprestar

Embora os cartões de crédito e os empréstimos pessoais sejam seus maiores recursos – se você conseguir reembolsar dentro dos prazos – há muitas alternativas que podem ser opções muito melhores que os empréstimos bancários.

Emprestar dinheiro com amigos e familiares

Pedir empréstimo com amigos e familiares é o meio mais comum de não pagar juros e não enfrentar as burocracias institucionais. Se você está confiante de que você pode reembolsa qualquer quantia de dinheiro emprestado, você poderá solicitar com amigos e familiares.

Se você fizer isso, certifique-se de concordar com os termos e a forma de como e quando você vai devolver o dinheiro ao emprestador. Você pode até fazer isto por escrito (contrato de empréstimo) para que você não se esqueça do seu compromisso.

Emprestar dinheiro de cooperativa de crédito

As cooperativas de crédito são organizações comunitárias que muitas vezes oferecem contas bancárias, crédito consignado, empréstimos pessoas e financiamentos. As taxas de juros são frequentemente muito inferiores às de outras organizações bancárias e financeiras – experimente!

Obter limite de crédito com cheque especial na conta

O cheque especial pode ser incrivelmente caros, não podemos discordar disto, mas, se você tem acesso em uma emergencia – que mal tem? Alguns bancos oferecem a seus clientes essa linha de crédito especial sem juros por um período, então se você considerar essa modalidade, não pense duas vezes. Contudo, uso somente dentro do período sem juros.

Use um cartão de crédito de compra de 0%

Se você tem uma classificação de crédito boa, e precisa fazer uma compra de valor razoável, um cartão de crédito sem limite ou cartão de crédito sem juros é uma maneira excelente de pedir grana emprestada por alguns dias ou meses.

Se você te a possibilidade de efetuar reembolsos a cada mês e ter um plano claro para pagar essas dívidas a 0% de juros – isso me parece bom – você não terá cobrança de juros pelo uso do cartão. Como dissemos, existem diversas formas e alternativas de crédito e empréstimos par serem utilizados, você só precisa entender qual o melhor para você.

Alternativas de crédito quando você precisa emprestar
Média 4.734 votos