ABECS – Dicas de Uso do Cartão de Crédito

Abecs "Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços", você conhece? Confira as dicas de cartão de crédito

Abecs - associação dos cartões de crédito
Abecs – “Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços“, você conhece? Antes de sabermos quem é a “Abecs“, vamos entender um pouco mais sobre cartão de crédito. Fazer pagamentos sem ter utilizar dinheiro vivo, isso é o cartão de crédito. Como o cartão podemos fazer pagamentos eletronicamente. Esse modelo de pagamento elimina o uso do dinheiro de papel par dar lugar ao um cartão feito de plástico que contém informações gravadas magneticamente e ainda podem possuir um chip.

O cartão é pessoal e intransferível, por isso o nome do titular/portador consta nele, também contém um número completo que identifica, a administradora, a bandeira e o dono do cartão, além da data de validade e, no verso contém um campo para assinatura do cliente e o código de segurança.

Atualmente o cartão de crédito pode ser utilizado para pagar quase tudo e/ou contratar serviços em geral. Ao contrário do que acontece, o cartão é uma excelente ferramenta de crédito quando bem usado, porém quando não utilizado corretamente ou irresponsavelmente, o cartão pode transformar a vida de uma cidadão comum num verdadeiro caos.

Dicas de Bom Uso do Cartão

1 -) Efetuar Pagamentos – Faça o pagamento da fatura do cartão de crédito sempre no dia do vencimento. Se programe para nunca ter pagar somente o mínimo da fatura, se não tiver jeito, pague o máximo que puder e acerte a fatura total no próximo mês. Não esqueça que se pagar o mínimo do rotativo, todos os encargos, multas e juros virão na próxima fatura.

2 -) Parcelar Compras – Ao realizar suas compras com opção de parcelamento, opte pelo menor número parcelas. Desta forma, você vai evitar que muitas compras parceladas se acumulem, muitas pessoas se enrolam por causa do acumula de dividas no cartão, não faça o mesmo.

3 -) Crédito Fácil – Não se iluda, usar o cartão pode até parecer que o crédito é fácil, mas não é, você vai ter que pagar tudo que você comprar ou consumir com ele. Os juros e encargos são muito altos no caso de ter que parcelar a fatura ou usar o crédito rotativo. Atualmente o juros e encargos podem chegar a 20% do valor restante. Honre suas dívidas, comprou pagou, pronto!

Se você esta com problemas com cartão ou que saber dicas e tarifas de cartões de crédito a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), lançou o site “Tarifas do Cartão” (www.tarifasdocartao.org.br), nele você encontra reunido os valores cobrados pelos maiores bancos e empresas emissoras de cartões de crédito no Brasil, o site facilita a consulta e a comparação das tarifas de forma simples, rápida e sem frescura.

Quem é Abecs

A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) apoia e atua no mercado de cartões a mais de 3 décadas contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor. A Abecs é composta pelos principais emissores, bandeiras, credenciadoras e processadoras de cartões de crédito, débito, de loja e de benefícios, nosso objetivo é ajudar no processo de fortalecimento e expansão da categoria, representando seus participantes junto ao mercado, poder público em suas diversas instâncias, órgãos de defesa do consumidor e sociedade brasileira num todo.

Quer consultar tarifas de cartões? Basta clicar no menu “tarifas por instituição” e, depois escolher o nome do banco ou empresas que você deseja obter as informações, o sistema retorna com a página contendo os valores de anuidade e cada serviço oferecido pelos diversos tipos de cartões por emissor.

Outra página interessante da Abecs, é o hotsite da campanha para educação financeira da associação, o conteúdo é voltado para auxiliar o consumidor e pequenos varejistas (www.abecs.org.br/), o site possui vários vídeos com a apresentação de Regina Casé como interlocutora, a campanha visa o estimulo correto para que consumidor aprenda a tomar suas decisões de compra consciente, além disso ensina a cuidar das suas finanças usando o cartão de crédito como seu melhor aliado. Confira o video da Abecs.

Comente aqui !