Skip to content

3 mentiras sobre dinheiro que pode estar mantendo você na dívida

Não precisa ir muito longe para sabermos que nos dizemos muitas mentiras sobre dinheiro que poderia estar contribuindo para manter ou crescer a nossa dívida. Outra coisa muito óbvia que devemos saber é que a riqueza não tem nada a ver com dinheiro. Ser capaz de sair da dívida, começar um novo negócio, alcançar algum outro tipo de objetivo financeiro ou sair da dívida tem mais a ver com mudança de mentalidade.

De acordo com um novo relatório, o percentual de famílias brasileiras endividadas fechou o ano de 2017 em 62,2% da população. Os dados, foram registrados em dezembro, e são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada no início de 2018.

As famílias inadimplentes, ou seja, com dívidas pendentes ou contas em atraso, ficaram em 25,7% em dezembro, acima dos 24% de dezembro de 2016. Já a quantidade de famílias que declararam não ter condições de pagar as suas contas ou dívidas em atraso ficou em 9,7%, acima dos 9,1% de dezembro de 2016. Isto tem uma causa, abaixo estão quatro mentiras sobre dinheiro que mantém as pessoas sempre na dívida.

Eu não sei nada sobre dinheiro e economizar

Claro que quem diz isso é um tremendo mentiroso. Há tanta informação sobre como salvar, economizar e multiplicar dinheiro no Google que não há como usar este tipo de desculpas.

Óbvio que nem todas as informações financeiras são boas para se seguir, mas dizer essa mentira “Eu não sei nada sobre dinheiro…” baseia-se basicamente na paralisia de não querer saber sobre o assunto para ter uma desculpa. As pessoas podem aprender de graça todos os princípios básicos das finanças e ir progredindo um passo de cada vez.
3 mentiras sobre dinheiro que pode estar mantendo você na dívida
Não há ninguém pedindo ou fazendo pressão para você ser um expert em finanças, você não precisa saber tudo de uma só vez. Então o que você pode fazer? Apenas vá e faça. Quanto mais você aprender, mais você se beneficia com isso, e as portas certamente irão se abrir, e mais oportunidades surgirão para você economizar e ganhar mais dinheiro e sair das dívidas.

Verdade seja dita, mas como uma pessoa gerencia seu dinheiro, assim é como ela obtém todas as demais experiência de vida. Isto vai determinar onde ela mora, o que dirige, o que come e até como se veste, quer você queira acreditar ou não.

Eu trabalho duro, e então eu mereço ter isto

Ninguém está dizendo que as pessoas não trabalham duro, ou que não merecem nada. A raiz dessa mentira é muito mais profunda. Por que você precisa de uma recompensa?

Há sempre uma grande quantidade de descumprimento sempre que se trata de trabalho, profissão ou carreira, o mais interessante que é fácil justificar a compra de algo para a pessoa tornar-se um pouco mais feliz. O verdadeiro problema é que as pessoas estão insatisfeitos.

Em vez de dar desculpas a cada salário ou pagamento mensal, é hora de se perguntar o que está acontecendo. Talvez a verdade seja que você está trabalhando muito em algo que você simplesmente não gosta de fazer e precise mudar. Pense nisto!

É uma emergência financeira

A definição de emergência é uma situação inesperada e perigosa que requer ação imediata. Isso se resume a algo que é perigoso e sério, além de inesperado. Sempre que alguém diz que ele teve uma emergência, como pagar a licença do carro ou o seguro que estava atrasado, você sabe que como um adulto, um carro tem que ser licenciado a cada ano. Isso não é uma emergência.

Há emergências reais, como a perda do emprego, com um acidente de trânsito, mas a maior parte do que as pessoas consideram emergências, é algo que poderia ter sido planejado com muita antecedência.

Eu vou ganhar um desconto

Quando as pessoas dizem isso, a questão não é que você vai ter 50% de desconto, mas os 50% que você pagou por algo que você realmente não precisava.

Se acontecer de você estar em dívida e não ter nenhum dinheiro economizado, realmente não importa se está à venda ou não com desconto. Se não foi uma necessidade ou um investimento para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional, então você está apenas mentindo para si mesmo.

Você não precisa mentir para você mesmo. Pense sempre que o dinheiro extra como a restituição do Imposto de Renda pode muito bem ser usado para pagar suas dívidas pendentes, economizar para a educação de seus filhos, para pagar mais uma prestação da sua casa, ou qualquer outra coisa mais útil.

3 mentiras sobre dinheiro que pode estar mantendo você na dívida
Média 4.732 votos